A operação mobilizou todo o efetivo para garantir a segurança de munícipes e também dos turistas / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon), divulgou o balanço do feriado da Independência. A operação mobilizou todo o efetivo para garantir a segurança de munícipes e também dos turistas que aproveitaram o feriadão. De 7 a 9 deste mês, foram realizadas abordagens, apreensões, orientações e autuações, buscando o ordenamento do espaço social na Cidade.
A operação contou com a participação da Guarda Civil Municipal (GCM), Força-Tarefa, Diretoria de Trânsito e Transporte Público (Ditran), Fiscalização entre outras diretorias, além das polícias Militar e Civil.
Continua depois da publicidade
"Acredito que a integração entre as forças de segurança municipais e estaduais, bem como o trabalho em conjunto com a equipe de fiscalização, traz um grande benefício ao Município, uma vez que uma cidade organizada se torna desconfortável para a atuação de malfeitores", declarou o secretário de Defesa e Convivência Social, Luiz Cláudio Venâncio Alves.
Quem acompanhou os desfiles cívicos no Perequê e em Vicente de Carvalho notou a atuação das equipes. E não foi só nas comemorações do Dia da Independência do Brasil. Os agentes marcaram presença na Marcha para Jesus, realizada no sábado (8), e nas fiscalizações nos principais pontos da Cidade.
Continua depois da publicidade
A Diretoria de Trânsito e Transporte Público (Ditran) esteve empenhada em garantir a fluidez do trânsito e o ordenamento das vias. Foi realizado o monitoramento da entrada de veículos no Município, interdição de ruas, programação semafórica em nove cruzamentos e fiscalização de trânsito e da fila da balsa. No total, foram lavrados 1.210 autos de infrações.
Já as ações da Força-Tarefa se concentraram na faixa de areia, na região do Shopping La Plage até o Morro do Maluf (Pitangueiras). A equipe do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) ficou responsável pelo lazer náutico, orientando os proprietários das marinas e embarcações na área do Tortugas (Enseada). Além disso, no período noturno, foram realizadas ações para coibir os chamados 'pistões' no Trevo do Santa Rosa, Tombo, Astúrias e Perequê.
Os fiscais de Comércio e Posturas realizaram rondas na orla das praias de Pitangueiras, Enseada, Astúrias e Guaiúba. Eles abordaram e orientaram os comerciantes e banhistas quanto ao som abusivo, atividades esportivas, entre outras práticas não permitidas na praia.
Continua depois da publicidade
Confira o balanço do feriadão
Força-Tarefa:
Infração: 5
Continua depois da publicidade
Intimação: 1
Interdições: 2
Advertências: 6
Continua depois da publicidade
Apreensão de som: 1
Apreensão de quadros de parede (artesanato): 1
Infrações de trânsito: 23
Continua depois da publicidade
Bikes apreendidas: 6
BOs GCM : 16
RAs (relatório de atendimento): 41
Continua depois da publicidade
GCM
Auto de Infração de Trânsito: 21
BO-GCM –dano: 01
Continua depois da publicidade
Averiguação – pessoa em situação de rua: 25
Averiguação: guardadores de veículos: 17
Averiguação: Malabares: 18
Apoio aos Orgãos da Prefeitura: 25
Apoio ao Guarda Civil: 8
Pesquisa Infoseg: 20
Operação Dignidade
Abordados: 26
Aceitaram o serviço: 7
Recâmbio: 2
Trânsito
Autos de Infração: 1.210
Fiscalização/Posturas
Apreensões: 6
Infrações: 3
Cientificações: 13
Constatações: 2
Abordagens referentes a práticas não permitidas na praia: 60 orientações/dia.