DOMINANDO AS CIDADES

Onças-pardas são flagradas rondando regiões urbanas de SP e Rio; assista

Esta espécie é considerada extinta há mais de um século na área litorânea do Rio

Joe Silva

Publicado em 12/04/2022 às 20:46

Atualizado em 24/08/2022 às 13:34

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Onça-parda circula por cidade, em SP / Reprodução

Continua depois da publicidade

Onças-pardas foram flagradas por câmeras de segurança passeando por regiões urbanas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O caso mais recente aconteceu na quinta-feira (7) quando um destes felinos, também conhecidos como Pumas Concolor, apareceu atravessando uma avenida da cidade de Guararema, que fica a cerca de 70 km da capital paulista. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No vídeo, é possível ver o animal andando tranquilamente pela avenida. Não havia tráfego de veículos no momento da aparição, o que deixou a onça à vontade para explorar a região. Após atravessar a via, ela sobre em uma região de gramado em relevo. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Estado de SP teme surto de sarampo após 25 casos suspeitos

• Ana Maria Braga protesta ao vivo sobre aumento no preço do café

• Arthur Picoli nega interesse em Pabllo Vittar após troca de mensagens

Outro caso intrigante aconteceu no Rio de Janeiro. Uma onça da mesma espécie foi avistada circulando pela cidade de Maricá, que fica na Região Metropolitana. Esta espécie é considerada extinta há mais de um século na área litorânea do Estado.

A suçuarana, como também é conhecida, é o segundo maior felino do Brasil, perdendo apenas para a onça-pintada. Ela não se deixa ser flagrada com facilidade e é arredia. No caso do animal filmado no Rio, foram câmeras instaladas pelo Refúgio de Vida Silvestre Municipal das Serras de Maricá (Revimar) em setembro de 2021 que fizeram o registro.

Continua depois da publicidade

"A presença desses predadores de topo de cadeia em nossas áreas protegidas é um bioindicador da qualidade das nossas florestas", afirmou o secretário de Cidade Sustentável de Maricá, Helter Ferreira. "Nosso município possui mais de 50% de seu território inserido em Unidades de Conservação e esse acostamento através do trabalho de monitoramento realizado pela Prefeitura de Maricá vem coroar nossas ações".

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software