X
DOMINANDO AS CIDADES

Onças-pardas são flagradas rondando regiões urbanas de SP e Rio; assista

Esta espécie é considerada extinta há mais de um século na área litorânea do Rio

Onça-parda circula por cidade, em SP / Reprodução

Onças-pardas foram flagradas por câmeras de segurança passeando por regiões urbanas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O caso mais recente aconteceu na quinta-feira (7) quando um destes felinos, também conhecidos como Pumas Concolor, apareceu atravessando uma avenida da cidade de Guararema, que fica a cerca de 70 km da capital paulista. 

No vídeo, é possível ver o animal andando tranquilamente pela avenida. Não havia tráfego de veículos no momento da aparição, o que deixou a onça à vontade para explorar a região. Após atravessar a via, ela sobre em uma região de gramado em relevo. Assista abaixo:

 

 

Outro caso intrigante aconteceu no Rio de Janeiro. Uma onça da mesma espécie foi avistada circulando pela cidade de Maricá, que fica na Região Metropolitana. Esta espécie é considerada extinta há mais de um século na área litorânea do Estado.

A suçuarana, como também é conhecida, é o segundo maior felino do Brasil, perdendo apenas para a onça-pintada. Ela não se deixa ser flagrada com facilidade e é arredia. No caso do animal filmado no Rio, foram câmeras instaladas pelo Refúgio de Vida Silvestre Municipal das Serras de Maricá (Revimar) em setembro de 2021 que fizeram o registro.

"A presença desses predadores de topo de cadeia em nossas áreas protegidas é um bioindicador da qualidade das nossas florestas", afirmou o secretário de Cidade Sustentável de Maricá, Helter Ferreira. "Nosso município possui mais de 50% de seu território inserido em Unidades de Conservação e esse acostamento através do trabalho de monitoramento realizado pela Prefeitura de Maricá vem coroar nossas ações".

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

CORINTHIANS

Róger Guedes perde pênalti, e Corinthians decide vaga com Boca na Argentina

O Corinthians volta a campo no próximo sábado (2), às 16h30 (de Brasília), para medir forças com o Fluminense pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Ao menos 51 pessoas são encontradas mortas em caminhão abandonado

Há suspeita de que as vítimas sejam imigrantes que entraram no país de maneira irregular

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software