X

DOMINANDO AS CIDADES

Onças-pardas são flagradas rondando regiões urbanas de SP e Rio; assista

Esta espécie é considerada extinta há mais de um século na área litorânea do Rio

Joe Silva

Publicado em 12/04/2022 às 20:46

Atualizado em 24/08/2022 às 13:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Onça-parda circula por cidade, em SP / Reprodução

Onças-pardas foram flagradas por câmeras de segurança passeando por regiões urbanas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O caso mais recente aconteceu na quinta-feira (7) quando um destes felinos, também conhecidos como Pumas Concolor, apareceu atravessando uma avenida da cidade de Guararema, que fica a cerca de 70 km da capital paulista. 

No vídeo, é possível ver o animal andando tranquilamente pela avenida. Não havia tráfego de veículos no momento da aparição, o que deixou a onça à vontade para explorar a região. Após atravessar a via, ela sobre em uma região de gramado em relevo. 

Outro caso intrigante aconteceu no Rio de Janeiro. Uma onça da mesma espécie foi avistada circulando pela cidade de Maricá, que fica na Região Metropolitana. Esta espécie é considerada extinta há mais de um século na área litorânea do Estado.

A suçuarana, como também é conhecida, é o segundo maior felino do Brasil, perdendo apenas para a onça-pintada. Ela não se deixa ser flagrada com facilidade e é arredia. No caso do animal filmado no Rio, foram câmeras instaladas pelo Refúgio de Vida Silvestre Municipal das Serras de Maricá (Revimar) em setembro de 2021 que fizeram o registro.

"A presença desses predadores de topo de cadeia em nossas áreas protegidas é um bioindicador da qualidade das nossas florestas", afirmou o secretário de Cidade Sustentável de Maricá, Helter Ferreira. "Nosso município possui mais de 50% de seu território inserido em Unidades de Conservação e esse acostamento através do trabalho de monitoramento realizado pela Prefeitura de Maricá vem coroar nossas ações".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

TRF-3 determina arquivamento de inquérito e devolução de bens de Suman

Também foi determinada a revogação das medidas cautelares ainda em vigor de todos os investigados

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter