Continua depois da publicidade
O impasse quanto ao traçado do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Santos foi resolvido. Ficou definido que os trens vão passar pelo canteiro central da avenida Francisco Glicério, entre os canais 1 e 3. Suspensas por 90 dias, devido à negociação com o Ministério Público, as obras foram retomadas ontem.
Para marcar a retomada dos trabalhos, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa e o presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, fizeram uma visita ao canteiro de obras entre as avenidas Francisco Glicério e Bernardino de Campos.
Paulo Alexandre ressaltou, durante o encontro, que o cronograma de obras poderia ser prejudicado, atrasando a conclusão do VLT, caso os trabalhos fossem paralisados por mais tempo. “Não podemos mais paralisar as obras, sob pena de elas não serem entregues em 2014, como o cronograma definido, e assim prejudicarmos milhares de pessoas”, disse.
Sobre a definição do traçado destacou os benefícios da passagem do VLT pelo canteiro central da Francisco Glicério e afirmou ainda que a Administração Municipal prestou todas as informações solicitadas ao MP.
Continua depois da publicidade
O presidente da EMTU explicou que o estudo de traçado do VLT no trecho sempre foi considerado o eixo da linha da máquina, na lateral da Francisco Glicério. Para a aprovação do traçado pelo canteiro central, a empresa teve que cumprir algumas etapas. “Todas as formalidades legais exigidas nós cumprimos, com as aprovações no Condephaat e Condepasa (órgãos de defesa do patrimônio) e autorização da Cetesb (ambiental)”, ressaltou Joaquim Lopes.
Para adequação e ampliação da largura das pistas (de 7 para 9 metros), calçadas (3,37m para 3,50m) e ciclovia (de 2m para 2,50m), com o VLT passando pelo meio da avenida, uma área de 4 mil m² do Mendes Convention Center foi transferida ontem oficialmente ao Município, que repassará à EMTU para inclusão no projeto.
Continua depois da publicidade
Segundo Joaquim Lopes, os trabalhos no trecho terão início com a construção do novo viário. Após esta etapa, serão realizadas as intervenções na área central da avenida.
Trabalhos
A primeira etapa do VLT prevê a ligação entre Barreiros (em São Vicente) e a Conselheiro Nébias (Santos), com estimativa de transportar por dia 70 mil passageiros. A obra realizada pelo Consórcio Expresso VLT Baixada Santista (Queiroz Galvão e Trail) atingiu cerca de 40% do total e conta agora com 300 operários em cinco frentes de trabalho. Em Santos, serão cinco terminais de embarque e desembarque. O primeiro deles, em construção, será próximo à Gruta Nossa Senhora de Lourdes e os outros localizados junto às avenidas Pinheiro Machado (Canal 1), Bernardino de Campos (Canal 2), Ana Costa e Washington Luís (Canal 3).
Continua depois da publicidade