X

Cotidiano

Obama fará discurso sobre programas de espionagem

O presidente disse que seu principal objetivo é revisar e, eventualmente, revogar a autorização, a justificativa legal primária para operações militares contra a Al-Qaeda em todo o mundo

Publicado em 17/01/2014 às 12:26

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O pronunciamento do presidente Barack Obama a respeito dos programas de vigilância nesta sexta-feira será um passo fundamental no reexame das práticas de segurança pós 11 de Setembro, um processo que, segundo autoridades da Casa Branca, tem como objetivo reestruturar as políticas contra ao terrorismo e fortalecer a credibilidade do presidente, antes do fim do mandato.

A expectativa é que o aguardado discurso de Obama amplie as proteções à privacidade para cidadãos de outros países e que sejam anunciadas medidas para avaliar continuamente questões sensíveis, particularmente as que envolvem líderes estrangeiros, disseram pessoas com conhecimento do assunto.

Durante o pronunciamento, que será feito no Departamento de Justiça às 14h (horário de Brasília), Obama deve pedir ao Congresso que trabalhe com ele na determinação sobre onde os dados devem ser mantidos, afirmaram pessoas ligadas à decisão. Seu próprio painel de conselheiros recomendou que essa função deixe de ser da alçada da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês), a grande agência acusada de espionar alvos de inteligência estrangeiros, e passe para empresas telefônicas ou outro responsável.

A próxima política que passará por análise semelhante é a Autorização para o Uso da Força Militar, de 2001, afirmou um graduado funcionário do governo, referindo-se ao ato do Congresso que forneceu as bases para a campanha conhecida domo "guerra ao terror".

O pronunciamento de Barack Obama a respeito dos programas de vigilância nesta sexta-feira será um passo fundamental no reexame das práticas de segurança (Foto: Martinez Monsivais/Associated Press)

Obama disse que seu principal objetivo é revisar e, eventualmente, revogar a autorização, a justificativa legal primária para operações militares contra a Al-Qaeda em todo o mundo. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter