As medidas fazem com que o Trem Vitória-Minas se torne um passeio acessível / Reprodução
Continua depois da publicidade
Ao nos programarmos para fazer uma viagem, quase sempre miramos nos preços das atrações e, claro, em sua acessibilidade. No caso do Trem Vitória-Minas, pode-se considerar que é um passeio acessível, uma vez que existe a possibilidade de algumas pessoas terem direito a descontos ou até mesmo à gratuidade do passeio.
A medida não apenas aumenta o alcance de pessoas que poderão aproveitar a viagem, como também promove momentos de diversão para os turistas que não querem gastar muito.
Continua depois da publicidade
Leia também: Trem-bala mais rápido da América do Sul promete reduzir necessidade de voos
Conforme as regras previstas em lei e aplicadas pela Vale, concessionária responsável pelo serviço, crianças, idosos, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda podem ter direito a benefícios de descontos e até gratuidade.
Continua depois da publicidade
Crianças de até 5 anos viajam gratuitamente, desde que estejam no colo dos pais ou responsáveis. De acordo com a regra, permite-se apenas uma criança de colo sem custo por passageiro pagante. Se a criança ocupar um assento próprio, é preciso adquirir uma passagem adicional.
A partir dos 6 anos de idade, não há mais desconto e a criança deverá pagar a tarifa integral, independentemente do tipo de viagem.
Já os passageiros idosos, com 60 anos ou mais e renda igual ou inferior a dois salários mínimos, têm direito a duas passagens gratuitas por trem, exclusivamente na classe econômica, de acordo com o determinado no Estatuto do Idoso.
Continua depois da publicidade
Leia também: A estação escondida na cidade mais rica do planeta, onde nenhum trem chega há 80 anos
Caso essas vagas já estejam ocupadas, a legislação garante desconto de 50% no valor da passagem.
As pessoas com deficiência também podem viajar gratuitamente na classe econômica, mediante a apresentação de documentação que comprove a condição. Em casos específicos, a gratuidade pode ser estendida a um acompanhante, conforme a análise feita no momento da compra.
Continua depois da publicidade
Jovens entre 15 e 29 anos, inscritos no CadÚnico e portadores da ID Jovem válida, também possuem direito a duas passagens gratuitas por composição. Com o esgotamento dessas vagas, outras duas podem ser vendidas com 50% de desconto.
É importante destacar que todos os benefícios dependem da disponibilidade e exigem a apresentação dos documentos no embarque.