Turismo

Trem-bala mais rápido da América do Sul promete reduzir necessidade de voos

O projeto sino-peruano promete cortar tempo de viagem pela metade e impulsionar o desenvolvimento regional entre os destinos latinoamericanos

Giovanna Camiotto

Publicado em 10/12/2025 às 18:25

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O trem-bala foi concebido com tecnologia chinesa / Reprodução

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O Peru inaugurou o trem de alta velocidade mais rápido da América do Sul, concebido com tecnologia chinesa e financiado por um investimento estimado em US$ 6,5 bilhões. A nova linha férrea pretende redefinir a mobilidade no país ao atingir 200 km/h e encurtar trajetos antes feitos majoritariamente de avião.

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O projeto Lima–Ica, considerado estratégico para ampliar a conectividade e estimular o desenvolvimento econômico, terá 323 quilômetros de extensão ao longo da costa central peruana. A rota deve ligar a capital a um dos principais polos turísticos do país em aproximadamente duas horas e meia, quase metade do tempo do deslocamento por carro.

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Os primeiros trens-bala japoneses, na década de 1960, aproveitaram conhecimentos da indústria aeronáutica/Reprodução
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Para parar com segurança, muitos modelos combinam diferentes sistemas de frenagem: regenerativa (transforma energia em eletricidade), aerodinâmica e magnética/Reprodução
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Em testes, trens de levitação magnética (maglev) já ultrapassaram 600 km/h/Reprodução
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A maior limitação para aumentar a velocidade não é a potência, mas o traçado. Retas longas e curvas amplas são essenciais/Reprodução
A maior limitação para aumentar a velocidade não é a potência, mas o traçado. Retas longas e curvas amplas são essenciais/Reprodução

A linha contará com 15 estações distribuídas por municípios-chave, como Villa El Salvador, Lurín, Cañete, Pisco e Paracas. Para viabilizar a operação em alta velocidade, o traçado incorporará 47 km de viadutos e 32 km de túneis. A expectativa é que o sistema transporte até 45 mil passageiros por dia, ajudando a desafogar a Panamericana Sur.

Segundo David Miranda, diretor de Gestão em Infraestrutura e Serviços de Transportes do Ministério de Transportes e Comunicações (MTC), o projeto tem execução complexa e deve levar de seis a sete anos. O governo prevê concluir o estudo técnico em 2027 e entregar as obras em 2032.

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