O trem-bala foi concebido com tecnologia chinesa / Reprodução
Continua depois da publicidade
O Peru inaugurou o trem de alta velocidade mais rápido da América do Sul, concebido com tecnologia chinesa e financiado por um investimento estimado em US$ 6,5 bilhões. A nova linha férrea pretende redefinir a mobilidade no país ao atingir 200 km/h e encurtar trajetos antes feitos majoritariamente de avião.
O projeto Lima–Ica, considerado estratégico para ampliar a conectividade e estimular o desenvolvimento econômico, terá 323 quilômetros de extensão ao longo da costa central peruana. A rota deve ligar a capital a um dos principais polos turísticos do país em aproximadamente duas horas e meia, quase metade do tempo do deslocamento por carro.
Continua depois da publicidade
A linha contará com 15 estações distribuídas por municípios-chave, como Villa El Salvador, Lurín, Cañete, Pisco e Paracas. Para viabilizar a operação em alta velocidade, o traçado incorporará 47 km de viadutos e 32 km de túneis. A expectativa é que o sistema transporte até 45 mil passageiros por dia, ajudando a desafogar a Panamericana Sur.
Segundo David Miranda, diretor de Gestão em Infraestrutura e Serviços de Transportes do Ministério de Transportes e Comunicações (MTC), o projeto tem execução complexa e deve levar de seis a sete anos. O governo prevê concluir o estudo técnico em 2027 e entregar as obras em 2032.
Continua depois da publicidade