Cotidiano
Mercado espera que os primeiros usuários possam aproveitar essa inovação durante a Copa do Mundo de 2026
Dependendo da preparação das emissoras, a nova tecnologia pode entrar em vigor já em 2025 / JESHOOTS.com/Pexels
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Um decreto que oficializa a TV 3.0, também conhecida como DTV+, deve ser assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quarta-feira (27). A nova geração de TVs promete melhor qualidade de som, imagem e interatividade.
Por mais que mantenha a TV aberta gratuita, futuramente os aparelhos televisores deverão ser substituídos, uma vez que a nova tecnologia ainda não está implantada.
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O mercado espera que os primeiros usuários possam aproveitar essa inovação durante a Copa do Mundo de 2026. De acordo com o Ministério das Comunicações, dependendo da preparação das emissoras, a nova tecnologia pode entrar em vigor já em 2025.
Considerado o novo padrão da televisão digital, que tornará o sistema de TV mais inteligente e personalizado, para usufruir do recurso será necessário adquirir uma espécie de "adaptador".
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Porém, é esperado que, no futuro, a tecnologia já seja automaticamente implementada nos televisores durante a fabricação.
A primeira televisão, analógica e com imagens em preto e branco, ficou conhecida como 1.0. Anos depois, surgiu a TV 2.0, que já tinha imagens coloridas e conectividade à internet.
Já a TV 3.0, anunciada em agosto de 2024, promete entregar mais interatividade, personalização e qualidade de imagem e som. No entanto, o Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre passou a chamá-la de Digital Television+ (DTV+).
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A DTV+ permitirá que o usuário assista a conteúdos da TV aberta com mais definição, brilho e contraste. As qualidades podem variar entre 4K e 8K. O som, inclusive, será mais envolvente.
Os canais passam a se tornar uma espécie de aplicativos, onde, em vez de alternar de canal em canal, haverá um aplicativo de cada emissora, algo bastante semelhante ao que é praticado nas Smart TVs.
Outro tópico que tem chamado atenção, e que já acontece nas redes sociais e em canais do YouTube, é que as emissoras podem segmentar ainda mais os anúncios, entregando opções personalizadas que falem diretamente com o público.
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Além disso, o espectador poderá interagir com os programas exibidos ao vivo, como votar em enquetes e até comprar produtos mostrados durante a transmissão. Inclusive, será possível adquirir uma roupa usada por um apresentador ou ator durante uma novela ou filme.
Para usufruir dos recursos da DTV+, não será necessário ter conexão com a internet.
Porém, para ter uma experiência completa, o usuário deverá conectar seu aparelho à internet, o que ampliará as possibilidades de interatividade e personalização.
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Mesmo que a previsão de funcionamento da nova tecnologia esteja próxima, ainda não foi divulgado quanto custará o aparelho conversor para o recurso.
Para acelerar o processo, o governo ainda estuda linhas de financiamento para que a indústria produza, em escala, adaptadores e aparelhos de TV compatíveis com a nova tecnologia.
Também está em avaliação a distribuição gratuita de adaptadores para pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único.
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