X

Cotidiano

'O comércio no Centro de Santos não volta mais a ser o que era na década de 80 e 90'

Fábio Ferraz, secretário de governo de Santos, conversou com a Reportagem e fez um balanço da gestão Rogério Santos, falando sobre várias pautas, dentre elas o Centro da cidade

Jeferson Marques

Publicado em 14/12/2023 às 11:53

Atualizado em 14/12/2023 às 12:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Fábio Ferraz, secretário de governo de Santos, em entrevista ao Diário / Nair Bueno/Diário do Litoral

'O Centro de Santos não volta a ser o que era na década de 80 e 90'. Essa foi a frase de Fábio Ferraz, secretário de governo de Santos, dentro do programa 'EntreVistas' ao falar sobre a revitalização do bairro. Essa foi uma das pautas abordadas na conversa, que vai ao ar - na íntegra - na próxima terça, dia 19, às 11h no Youtube do Diário do Litoral.

Perguntado sobre a revitalização do Centro da cidade, Ferraz foi taxativo ao dizer que ele (Centro) nunca mais voltará a ser o que era nos anos 80 e 90. 

"Falo isso olhando para a câmera: aquele comércio de décadas atrás não vai existir mais. Acabou essa centralização. A internet e os shoppings competem diretamente com ele. Claro que ainda existirão comerciantes, mas não como antes. O que pensamos sobre o Centro é de transformá-lo em um bairro onde as pessoas tenham lazer, trabalhem e morem. Essa é a lógica", explica.

Perguntado sobre as situações que precisam acontecer e o que tem que ser colocado em prática para que este indutor dê certo, o secretário citou o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como pontapé inicial.

"Como é na Ponta da Praia, Nova Cintra, Embaré e assim por diante. Estudos indicam que, quando você tem um metrô no bairro - e o VLT se compara a ele - todo o cenário econômico daquele lugar muda. Olha o exemplo aqui da Francisco Glicério. Somado a isso vem a revitalização do Mercado Municipal e, a cereja do bolo, o Parque Valongo. Isso tudo está em curso; está acontecendo", afirma Ferraz.

Moradias no Centro

Citando estudos, Ferraz diz que a prefeitura detém ativos que serão voltados à moradias no Centro, assim como a revitalização de alguns imóveis que serão devolvidos à população.

"E o mercado já compreendeu isso. Por exemplo, há um empreendimento na região do Valongo com 1.100 unidades privadas que serão comercializadas. O setor privado já percebeu isso. E, se você quer hoje investir em Santos, invista no Centro".

Parque Valongo

Citado acima como "a cereja do bolo", o Parque Valongo já está com as obras em andamento. E Ferraz conta que há conversas com empresas que querem instalar uma roda-gigante junto ao projeto.

"Há os processos burocráticos e legais, mas já há conversas com empresas que tem interesse em instalar o equipamento ali. Há toda a preocupação com a segurança, já que ali é uma região muito atingida por ventos fortes. Todavia, os laudos e a própria engenharia nos dão segurança de dar continuidade aos trâmites para, quem sabe, ter a roda-gigante por aqui", prevê.

Compondo o projeto do Parque Valongo, além do espaço para eventos e gastronomia, há ainda uma área entre os antigos armazéns 5 e 6, que não existem mais, que se tornará um espaço aberto, propício para a observação da movimentação dos navios, com área verde, novos mobiliários, playground e atividades diversas nesta região.

O secretário ainda falou sobre os moradores em situação de rua, saúde e revelou entregas de interesse público previstas para 2024. E esse conteúdo você acompanha no Youtube do Diário do Litoral na terça, dia 19, às 11h.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Corpo de turista desaparecido é encontrado em Guarujá

A confirmação da identidade do cadáver foi feita pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos, após uma verificação

Nacional

Incêndio em pousada em Porto Alegre deixa ao menos 10 mortos; Veja vídeo

O Corpo de Bombeiros afirma que ainda há pessoas desaparecidas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter