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Cotidiano

Número de mortes no Carnaval diminui nas rodovias sob concessão do Estado

No total, foram 16 óbitos neste ano, contra 19 em 2013. Investimentos em obras, como duplicação de pistas, ampliou a segurança nas estradas

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 05/03/2014 às 16:07

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As rodovias sob concessão do Estado de São Paulo registraram redução de 16% no número de mortes no Carnaval deste ano do que no mesmo feriado do ano passado. No total, foram 16 óbitos contra 19 em 2013. A redução no número de vítimas fatais ocorre mesmo com crescimento na quantidade de acidentes (15%) e feridos (21%), mostrando que a gravidade das ocorrências foi reduzida, o que pode ser atribuído ao aumento de segurança nas rodovias, obtido com investimentos que resultaram em obras de grande porte como duplicações, implantação de faixas adicionais e construção de marginais, entre outras. Com as pistas mais seguras é possível reduzir, ou até mesmo evitar, a gravidade dos acidentes ocasionados por problemas mecânicos ou imprudência dos motoristas.

No total, foram entregues entre janeiro de 2013 e janeiro deste ano R$ 710 milhões em obras nos 6,3 mil quilômetros de rodovias sob concessão. Quase metade desse valor – cerca de R$ 340 milhões – foi aplicada na construção de faixas adicionais e marginais, e na duplicação de trechos antes com pista simples. A duplicação é uma das principais ferramentas para a redução das colisões frontais - este ano, nenhuma dos acidentes com vítimas fatais foi causado por colisão frontal. O total de duplicações, faixas adicionais e marginais implantadas desde janeiro do ano passado é de quase 130 quilômetros, distância equivalente a uma viagem de São Paulo a Americana, por exemplo. Outras obras importantes para a segurança dos motoristas foram reformas e ampliações de acessos e retornos, implantação de novos acessos e retornos, implantação de passarelas, recapeamentos e outras intervenções. O conceito dos investimentos realizados é o da “Rodovia que Perdoa”, ou seja, mesmo com um acidente ocasionado por qualquer motivo a gravidade das vítimas é substancialmente reduzida.

A importância das obras de ampliação nas rodovias pode ser verificada nos números do Sistema Anhanguera-Bandeirantes. A concessionária que administra o trecho registrou redução de 13% no número de acidentes e 23% na quantidade de feridos, além de ter reduzido de 4 para 1 o número de mortes. Na Rodovia Anhanguera (SP-330), foram entregues no segundo semestre do ano passado 14 quilômetros de 3ª faixa de rolamento entre Jundiaí e Louveira e implantados três quilômetros de marginais entre Valinhos e Campinas. Outro exemplo de investimentos que resultaram em segurança viária nas rodovias pode ser visto no corredor Raposo Tavares, que além da SP-270 inclui as rodovias SP-225 e SP-327, sob concessão da Cart na região entre Bauru e Presidente Epitácio: a concessionária registrou redução no número de acidentes (de 11%, de 9 para 8 ocorrências) e no número de mortes (de 100%, de 4 para 0). Na região, foram duplicados sete quilômetros da SP-225 na altura de Bauru e quase 27 quilômetros da SP-270 em quatro trechos entre as cidades de Bauru e Álvares Machado. Mais próximo à Capital, a SP-270 foi duplicada entre Araçoiaba da Serra e Capela do Alto, em trecho sob concessão da SPVias, que teve redução de 14% nos acidentes (de 28 para 24).

O número de mortes no Carnaval diminui 16% nas rodovias sob concessão do Estado (Foto: Divulgação)

Atropelamentos

Mais de metade das mortes ocorridas nas rodovias sob concessão no período de Carnaval foi resultado de atropelamentos. Foram nove (ou 56%) dos 16 óbitos. Esses atropelamentos ocorreram entre as 19h e as 6h, período com visibilidade restrita para os motoristas. As outras mortes foram ocasionadas por colisões traseiras (2), colisão lateral, choque (colisão contra obstáculo parado, como uma pilastra ou defensa), tombamento, capotamento e queda.

Fluidez

No geral, os pontos de lentidão registrados nas principais rodovias sob concessão foram menores do que no Carnaval do ano passado, apesar de a média diária de veículos ter crescido 2% na comparação com 2013. A redução dessas áreas de lentidão é outro reflexo das obras de duplicação e ampliação concluídas desde janeiro de 2013.

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