Número de cidades com falta d'água em SP chega a 19

A distribuição em Itu será interrompida das 20 às 4 horas. Os quatro principais mananciais estão com menos da metade da capacidade - um deles está quase seco

Comentar
Compartilhar
06 FEV 201416h35

 O número de cidades que enfrentam crise no abastecimento de água em São Paulo chega a 19, diante da estiagem histórica no Sistema Cantareira e das temperaturas em alta. A disputa pelos recursos hídricos é crescente, especialmente na região de Campinas, o que levou o governo de São Paulo a criar um comitê anticrise em parceria com a administração federal.

Em Itu, por exemplo, com 155 mil habitantes, o racionamento foi decretado nesta quarta-feira, 5. A distribuição será interrompida das 20 às 4 horas. Os quatro principais mananciais estão com menos da metade da capacidade - um deles está quase seco. Nesta quinta-feira, 6, em protesto contra a falta de água, moradores de Sorocaba fecharam uma das principais vias do município.

Em Orlândia, houve um "panelaço" na frente da prefeitura. As cidades com dificuldades de abastecimento são: Salto; Conchas; Porto Feliz; Itu; Valinhos; Sorocaba; Vinhedo; Orlândia; Morungaba; Pedreira; São Pedro; Jaguariúna; Artur Nogueira; Campinas; Cosmópolis; Americana; Sumaré; Altinópolis, e Serrana.

 O número de cidades que enfrentam crise no abastecimento de água em São Paulo chega a 19 (Foto: Matheus Tagé/DL)