Cotidiano

Novo sistema de câmeras da PM serão acionados pelos agentes ou de forma remota; entenda

O novo sistema gera alterações significativas em relação ao atualmente em operação, principalmente na forma como a gravação é feita

Da Reportagem

Publicado em 23/05/2024 às 14:30

Comentar:

Compartilhe:

A corporação já conta com pouco mais de 10 mil câmeras que gravam de forma ininterrupta / Divulgação/SSP

O governador de São Paulo, Tarcisio Freitas (Republicanos) lançou novo edital para a aquisição de 12 mil câmeras para a Polícia Militar. O novo sistema gera alterações significativas em relação ao atualmente em operação, principalmente na forma como a gravação é feita.

Especialistas em segurança pública apontam que o novo modelo pode trazer prejuízos para futuras investigações, ao deixar sob responsabilidade dos policiais a ligação do equipamento.

A corporação já conta com pouco mais de 10 mil câmeras que gravam de forma ininterrupta, eles precisam apenas acionar um dispositivo que melhora a qualidade da imagem e do áudio.

Com a mudança, caberá ao policial ligar a câmera para que a gravação tenha início. Além disso, uma central também poderá fazer o acionamento caso o agente descumpra o protocolo e não ligue o equipamento.

A Secretaria da Segurança Pública confirmou à reportagem a alteração no sistema de gravação.

A pasta disse que no atual modelo muitas vezes os equipamentos acabam sem bateria durante as ações. Além do alto custo de armazenamento.

Ainda segundo a pasta, ao enviar uma equipe para uma ocorrência ou ao ser notificado por policiais na rua de um caso, o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) poderá verificar se o equipamento foi acionado ou não. Em caso negativo, o dispositivo poderá ser ligado remotamente pela central.

A gestão Tarcísio afirmou também que o policial que não cumprir o protocolo será responsabilizado, pois todas as imagens captadas poderão ser acessadas de forma imediata e ficarão armazenadas em um data center da Polícia Militar por tempo indeterminado.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Com custeio do Estado, Hospital de Bertioga atenderá todo Litoral de SP

Governador visitou as obras do novo complexo hospitalar e confirmou o compromisso do governo estadual

Esportes

De volta ao Santos? Danilo explica suas prioridades no futebol brasileiro

Jogador é capitão da Seleção Brasileira e defende as cores da Juventus (ITA)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter