A tecnologia já chegou a outras cidades paulistas, como Campinas e São Caetano do Sul / Divulgação
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Semáforos com borda amarela têm ganhado espaço nas ruas de grandes centros urbanos como São Paulo. Ao contrário dos modelos convencionais, esses equipamentos utilizam sensores e inteligência artificial para analisar o trânsito em tempo real e ajustar a duração das luzes de acordo com o fluxo de veículos.
Esse tipo de semáforo, chamado de inteligente, já está presente em 950 cruzamentos da capital paulista. A expectativa da prefeitura é alcançar 2.586 unidades até o próximo ano.
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A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estima que a adoção completa da tecnologia pode diminuir em cerca de 20% o anda-e-para nas ruas.
Os semáforos identificados pela faixa amarela ao redor das luzes contam com câmeras que monitoram o movimento dos carros ao redor. Essas informações são processadas por um pequeno computador que determina, em tempo real, os tempos ideais de parada e avanço.
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Vias com maior fluxo de veículos permanecem mais tempo no verde, enquanto aquelas com menor movimento seguram a luz vermelha. Em pontos com grande movimentação, como a Avenida Paulista, os ajustes também afetam vias paralelas, permitindo que motoristas encontrem alternativas mais ágeis para seguir viagem.
Outra vantagem dos faróis inteligentes é a possibilidade de criação de uma “onda verde”, ou seja, a sincronização dos sinais de modo que os motoristas possam seguir por vários cruzamentos sem paradas.
O sistema também consegue se adaptar rapidamente em casos de acidentes ou mudanças no trânsito nas redondezas.
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A tecnologia já chegou a outras cidades paulistas, como Campinas e São Caetano do Sul.
Nesta última, o sistema é ainda mais prático: em vez de câmeras, utiliza dados de navegação do Google Maps, resultado de uma parceria entre a empresa dona do Google e a prefeitura. O sistema sugere, com base nesses dados, as melhores configurações para os semáforos.
Fora de São Paulo, cidades como Fortaleza também avançaram no uso da tecnologia. Na capital cearense, 591 dos 1.081 semáforos já são inteligentes, o que representa 51% da rede.
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Em comparação, São Paulo tem 950 desses semáforos, o equivalente a 16% do total da cidade.
Em geral, a aplicação dos semáforos inteligentes tem refletido em melhorias no trânsito, com aumento de 20% a 40% no fluxo de veículos, de acordo com dados das prefeituras. Em São Caetano do Sul, o Google estima ainda uma redução de 30% nas emissões de CO.