X

Cotidiano

Novas propostas para o atendimento a crianças e adolescentes são discutidas em Santos

Foi iniciada na manhã desta sexta-feira (9), a 11ª Conferência Municipal pelos Direitos da Criança e do Adolescente

Folhapress

Publicado em 09/11/2018 às 18:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Evento foi realizado na Universidade São Judas – Campos Unimonte / Divulgação/PMS

Abordando o tema "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências", foi iniciada na manhã desta sexta-feira (9), a 11ª Conferência Municipal pelos Direitos da Criança e do Adolescente, na Universidade São Judas – Campos Unimonte.

O evento reuniu em torno de 300 participantes entre delegados, conselheiros, aprendizes do Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social de Santos (Camps), jovens do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e crianças do Projeto Rádio Mochila.

Durante o evento foram apresentadas e discutidas novas propostas voltadas a este público, que foram levantadas durante as pré-conferências, e que serão votadas e levadas para discussão na próxima Conferência Regional.

Propostas

Entre as novas propostas levantadas, foi sugerida a flexibilidade nos horários de atendimento dos serviços voltados ao atendimento de crianças e adolescentes, que atualmente ocorrem entre 8h e 18h. Também foi proposto que se fizesse um levantamento das privações passadas pelas crianças e suas famílias (com relação a educação, habitação, saneamento, entre outros aspectos) para criar um sistema de monitoramento e uma ação específica para reversão deste quadro.

Foi sugerido também um olhar individualizado para cada criança e adolescente, de acordo com as suas realidades e vivências. "Cada criança vive uma história diferente, dependendo da realidade em que está inserida e da região onde vive. É preciso levar em consideração essas peculiaridades para garantir a criação de políticas públicas mais eficientes", afirmou a psicóloga Anamara Simões Martins, da organização do evento.

Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Edmir Nascimento, o objetivo é ampliar a participação e o controle social a respeito de ações e políticas públicas voltadas ao segmento no Município. "É um momento importante de discussão sobre novas propostas voltadas a melhorar a vida das crianças e adolescentes. Queremos levar as moções mais votadas para a 6ª Conferência Regional e, posteriormente, para debate em âmbito nacional". Segundo Edmir, também serão definidos, durante o evento, os delegados que representarão o Município na Conferência Regional.

Rádio Mochila

A Conferência contou também com a participação do Projeto Rádio Mochila, que reúne alunos de escolas municipais para discutir os direitos da criança e do adolescente. Achelley Lima, 10 anos, que é participante do projeto há oito meses, também teve a oportunidade de dar sua opinião. "A criança tem que ir para a escola, tem que estudar e fazer o que ela quiser".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Mais de 20 vagas de emprego estão ofertadas no PAT de Praia Grandes

Interessados devem comparecer ao PAT para retirar carta de encaminhamento

Santos

Para mulheres, programa 'InovaMãe' começa nesta segunda (11), em Santos

Interessadas em participar do evento, devem realizar a inscrição gratuitamente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter