Cotidiano
Tecnologia em fase de testes promete reduzir infrações, mas ainda depende de certificação do Inmetro e possível mudança no Código de Trânsito
Novo modelo de radar de velocidade deve transformar a fiscalização nas rodovias brasileiras / Divulgação
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Um novo modelo de radar de velocidade deve transformar a fiscalização nas rodovias brasileiras. Mais preciso que os atuais, o equipamento calcula a velocidade média de um veículo em um trecho específico da via e pode dobrar o número de multas aplicadas no país.
Por enquanto, os aparelhos ainda não estão em operação. Eles estão em fase experimental e aguardam certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O órgão informou que pretende acelerar o processo, mas ressaltou que a regulamentação só deve ser concluída em 2025.
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“Considerando que o tema envolve a preservação de vidas, o Inmetro pretende dar a maior celeridade possível, dentro dos trâmites obrigatórios, para que a regulamentação saia ainda em 2025”, destacou o instituto em nota.
Após a certificação, será necessária uma segunda etapa de regulamentação. O governo estuda se será preciso alterar o Código de Trânsito Brasileiro ou apenas editar normas via Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
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Diferente dos equipamentos atuais, que registram a velocidade apenas no momento em que o veículo passa pelo ponto de fiscalização, os radares de velocidade média medem o tempo gasto para percorrer um determinado trecho.
Na prática, o carro é identificado por um radar no início e outro no fim do percurso. A partir do tempo de deslocamento, o sistema calcula a velocidade média do trajeto. Assim, não adianta reduzir a velocidade apenas na hora de passar pelo radar: o motorista precisará manter a regularidade durante todo o trecho monitorado.
A expectativa das autoridades é que a nova tecnologia contribua para diminuir excessos de velocidade, aumentar a segurança nas estradas e, consequentemente, reduzir acidentes.
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