Para sua construção, o equipamento que ligará Santos e Guarujá será um túnel imerso modelo já utilizado em países como Holanda e China / DIVULGAÇÃO
Continua depois da publicidade
A mobilidade brasileira vai ganhar uma nova adição em forma de estrada que ligará duas cidades turísticas através do mar: o aguardado túnel Santos-Guarujá.
Na última sexta-feira, o leilão que definiu a empresa responsável pela obra aconteceu na sede da bolsa de valores paulista, a B3.
Na ocasião, uma gigante portuguesa venceu a disputa para construir o primeiro túnel submerso do Brasil.
Não é exagero afirmar que o projeto representa um marco dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Continua depois da publicidade
Para sua construção, o equipamento que ligará Santos e Guarujá será um túnel imerso — modelo já utilizado em países como Holanda e China.
No entanto, será o primeiro desse tipo em toda a América Latina.
Atualmente, a travessia entre as duas cidades dura em média uma hora, seja por estrada ou pelo sistema de balsas do estado de São Paulo.
Com o túnel, será possível realizar o trajeto em cerca de cinco minutos — o tempo de preparo de um miojo, a título de curiosidade.
Continua depois da publicidade
De acordo com as autoridades responsáveis, o túnel Santos-Guarujá atenderá cerca de 78 mil pessoas por dia.
Assim, a população das cidades e da região contará com uma alternativa rápida e de alta tecnologia para realizar a travessia.
O projeto terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos. Em sua estrutura, contará com corredores para Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), passarelas para pedestres e ciclovias, além, é claro, de faixas para veículos.
O investimento será de R$ 6,8 bilhões, dividido entre o governo federal, o estado de São Paulo e a iniciativa privada, liderada pela Mota-Engil. A obra será realizada na modalidade Parceria Público-Privada (PPP).
Continua depois da publicidade