X

Cotidiano

Nível de água do Sistema Cantareira tem décima alta seguida

Responsável por abastecer 5,2 milhões de pessoas na capital e Grande SP, o manancial teve aumento de 0,1 ponto porcentual, de acordo com a Sabesp

Estadão Conteúdo

Publicado em 27/11/2015 às 17:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Há mais de um mês o Cantareira não registra perda no volume de água armazenada / Foto: Divulgação/Sabesp

Considerado o principal sistema hídrico de São Paulo, o Cantareira registrou aumento no volume de água represada pelo décimo dia consecutivo, segundo relatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), divulgado nesta sexta-feira, 27. Com a nova alta, o manancial já está há 32 dias sem sofrer nenhuma queda.

Responsável por abastecer 5,2 milhões de pessoas na capital e Grande São Paulo, o Cantareira teve aumento de 0,1 ponto porcentual, de acordo com a Sabesp, e opera com 19,1% da capacidade. No dia anterior, o índice era de 19%. Esse dado, tradicionalmente informado pela companhia, considera duas cotas de volume morto, adicionadas no ano passado, como se fossem volume útil do sistema.

Há mais de um mês o Cantareira não registra perda no volume de água armazenada. A última vez foi no dia 26 de outubro, quando o nível do sistema baixou de 15,7% para 15,6%. Considerando apenas os dias em que o sistema teve aumento, a sequência positiva começou no último dia 18, quando o manancial subiu de 17,5% para 17,7%.

Embora a pluviometria dos últimos dias seja baixa na região, as chuvas têm ajudado na recuperação do Cantareira, que ainda não saiu do volume morto. Neste mês, o valor acumulado chega a 174,2 milímetros - número superior à média histórica, que é de 160,4 mm.

Além disso, a Sabesp tem retirado menos água do sistema, cuja vazão foi reduzida a menos da metade quando comparada à época antes da crise hídrica. Com isso, outros mananciais tiveram de socorrer as áreas que eram atendidas por ele. A Sabesp também passou a reduzir a pressão nas tubulações, o que deixa algumas regiões da cidade sem água por horas. Outro fator foi que a gestão Geraldo Alckmin (PSDB) passou a oferecer bônus para quem conseguisse economizar água e a multar os chamados "gastões".

No índice negativo, que passou a ser divulgado após decisão judicial, o nível do Cantareira subiu 0,1 ponto porcentual e está com - 10,1%, ante - 10,2% na quinta-feira, 26. Na terceira medição, o manancial também registrou variação positiva e opera com 14,8%. No dia anterior, o índice era de 14,7%.

Outros mananciais

O Guarapiranga, que atualmente socorre o Cantareira e abastece o maior número de paulistas (5,8 milhões), sofreu sua quarta queda seguida. O manancial está com 87,3% do volume de água represada: 0,3 ponto a menos do que no dia anterior, quando estava com 87 6%.

Atravessando crise severa, o Alto Tietê ficou estável pelo terceiro dia e permanece com 15,1%. Esse cálculo considera um volume morto, adicionado no ano passado. Alto Cotia e Rio Grande também não registraram variação e estão com 74,7% e 96,1%, respectivamente.

Já o Rio Claro subiu pelo quarto dia. O aumento foi de 0,3 ponto porcentual, o que fez o nível subir de 58,7% para 59%.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Pela Sul-Americana, Corinthians vence o Nacional-PAR

Clube do Parque São Jorge subiu para a vice-liderança do Grupo F, agora com sete pontos

São Vicente

Oficinas de empreendedorismo para mulheres acontece nesta quinta (9), em SV

'Ela pode' acontece na sede do projeto 'Bora lá', no Tancredo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter