O fenômeno acontece todos os anos entre 19 de abril e 28 de maio / Nasa/Veja
Continua depois da publicidade
Um espetáculo natural iluminaou o céu na última madrugada desta terça-feira (6), quando ocorreu o ápice da chuva de meteoros Eta Aquáridas, formada por fragmentos deixados pelo famoso cometa Halley.
O fenômeno acontece todos os anos entre 19 de abril e 28 de maio, período em que a Terra atravessa a trilha de detritos deixada pelo cometa.
Continua depois da publicidade
Neste ano, o momento de maior atividade foi previsto entre as 2h e 4h da madrugada de hoje. Moradores do hemisfério sul, especialmente no Brasil, puderam ver até 50 meteoros por hora, um número cinco vezes maior do que o esperado nas regiões do hemisfério norte.
A observação foi favorecida por um detalhe astronômico: a Lua se põe por volta das 3h da manhã, deixando o céu mais escuro e ideal para a visualização do fenômeno.
Continua depois da publicidade
Isso significa que as condições foram perfeitas para quem deseja assistir ao evento com clareza e sem interferências luminosas.
Para aproveitar ao máximo essa “festa no céu”, não é necessário nenhum tipo de equipamento especial. A dica é se afastar da iluminação urbana e procurar o lugar mais escuro possível.
Assim, foi mais fácil observar os meteoros, que cruzam o céu em altíssima velocidade, chegando a impressionantes 65,4 km por segundo, segundo a NASA.
Continua depois da publicidade
Embora a chuva de meteoros continue até o fim do mês, especialistas alertam que a visibilidade deve piorar a partir do dia 7, quando a Lua começa a ficar mais brilhante e pode ofuscar os rastros dos meteoros.