X

Cotidiano

Mutirão de Castração atende 50 animais em Guarujá

Esta é a segunda vez que o mutirão de castração é realizado em uma comunidade. Cantagalo foi o primeiro

Da Reportagem

Publicado em 28/05/2019 às 08:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mais de 50 animais, entre cães e gatos, do bairro Perequê foram castrados no '2º Mutirão de Castração do Canil de Guarujá' / Divulgação

O último domingo (26) foi de trabalho para Diretoria de Proteção e Bem Estar Animal. Mais de 50 animais, entre cães e gatos, do bairro Perequê foram castrados no '2º Mutirão de Castração do Canil de Guarujá'.

Para o sucesso da ação, toda equipe da Diretoria - entre voluntários, estagiários, funcionários e veterinários - estiveram empenhados na atividade que teve o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, que ofereceu o transporte aos munícipes até ao local das cirurgias.

Esta é a segunda vez que o mutirão de castração é realizado em uma comunidade - Cantagalo foi o primeiro local a receber o serviço - e o objetivo é ampliar a ação para outros bairros. Entretanto, as castrações são realizadas diariamente. Os munícipes podem realizar o cadastro no Canil de Guarujá (Rua Maria Lídia Rêgo Lima, 301 - Jardim Conceiçãozinha) e aguardar o agendamento da cirurgia.

Desde que a Diretoria de Proteção e Bem Estar Animal foi criada, em 2018, há um aumento significativo de atendimentos. Cerca de 2.600 animais foram castrados entre janeiro e dezembro de 2018, contra somente 400 castrações, que foram realizadas em 2017. Entre janeiro e abril deste ano, 1620 animais já foram castrados no Canil de Guarujá.

A castração é importante para a saúde dos animais, como uma medida preventiva para doenças. Além disso, a medida contribui para o controle populacional, reduzindo o índice de animais abandonados na Cidade.

Desratização

Os serviços de desratização que percorrem Guarujá recomeçaram ontem e terminarão na sexta-feira (31), abrangendo quatro bairros da Cidade. A iniciativa é da Secretaria de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância e Zoonoses (UVZ). O cronograma passará pelos bairros do Perequê, Santa Cruz dos Navegantes, Pedreira e Sítio Conceiçãozinha. Além disso, ocorrerá um treinamento para a identificação e captura de escorpiões, vistorias, desratização e desinsetização de prédios públicos.

As atividades visam evitar a proliferação de animais, principalmente os ratos, transmissores da leptospirose. Para isso, a colaboração da população com práticas simples do dia a dia é fundamental para a total eficácia da iniciativa. Durante o cronograma a Unidade de Vigilância em Zoonoses, localizada na Avenida Adriano Dias, 303 - Jardim Boa Esperança, oferecerá atendimento para coleta de material para diagnóstico de leptospirose e vacinação antirrábica animal para cães gatos, no horário das 9 às 11h30.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Atrás de emprego? PAT de Praia Grande está com várias vagas

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Nacional

Loja de Porto Alegre confirma morte de animais por afogamento

Estabelecimento não soube informar a quantidade exata de bichos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter