X
Cotidiano

Museu do Futebol lança Revivendo Memórias, que atende público 60+ e pessoas com Alzheimer

Documentário registra trabalho feito pelo Núcleo Educativo do Museu em parceria com profissionais do Hospital das Clínicas e será disponibilizado no YouTube

Projeto atende público 60+ e pessoas com Alzheimer / DIVULGAÇÃO

Está marcado para esta terça-feira (10), às 17h, o lançamento do documentário Revivendo Memórias, que registra a atuação dos educadores do Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e de profissionais do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Hospital das Clínicas de São Paulo junto a pessoas idosas com Alzheimer. O projeto busca, por meio de atendimentos personalizados, resgatar as memórias afetivas e estimular a interação e sociabilidade dos pacientes a partir de temas presentes nas exposições do museu, levando afeto, acolhimento e escuta a esse público.

Iniciado em 2019, quando o Núcleo Educativo do Museu do Futebol recebia grupos de idosos presencialmente, o Revivendo Memórias foi adaptado para o ambiente virtual durante a pandemia do coronavírus e hoje é feito por meio de telefone e videochamadas. O projeto integra o Programa Museu Amigo do Idoso e foi ampliado para atender pessoas idosas sem Alzheimer, seus cuidadores e familiares, além de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social.

O filme mostra os desafios dos educadores para interagir e dialogar, em tempos de isolamento social, com o público 60+, que muitas vezes não é familiarizado com o uso da internet, e ilustra os impactos positivos do programa na vida dos participantes.

“O documentário do Revivendo Memórias é um registro fidedigno de como o Museu do Futebol inovou na sua maneira de trabalhar, aliando-se à tecnologia e abraçando um público especialmente vulnerável”, afirmou a coordenadora do Núcleo Educativo, Ialê Cardoso. “Em um momento extremamente desafiador, o projeto fez atendimentos por meio de telefonemas e videochamadas, minimizando a solidão e proporcionando afeto e inclusão social e digital com um resultado belíssimo e transformador para todos os envolvidos.”

O lançamento será feito no canal do Museu do Futebol no YouTube. Além da versão original em português, também serão disponibilizadas opções com legendas em inglês e espanhol para ampliar a acessibilidade do conteúdo.

O Museu Amigo do Idoso/Revivendo Memórias conta com o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A parceria está alinhada ao pilar da companhia, a longevidade, e busca engajar a sociedade no tema para promover mais qualidade de vida à população idosa.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Brasil

Para o Natal: bolo de bolacha da Ana Maria Braga vira febre na internet; veja a receita

A sobremesa rende até 11 porções

Brasil

Governo: Mário Frias contrata por quase R$ 4 milhões empresa sem licitação e sem funcionários

A sede da empresa seria uma caixa postal em um escritório virtual a 2.400 km do Rio de Janeiro

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software