X

Cotidiano

Muretas da Ponta da Praia começam a ser retiradas

O trecho entre o Canal 6 e as proximidades do Aquário foi interditado e cercado

Da Reportagem

Publicado em 04/01/2018 às 11:16

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

a Prefeitura retirou cerca de 30 metros de muretas ontem; a remoção foi para dar andamento ao projeto piloto que visa evitar a erosão causada pela ressaca / Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

As obras para evitar a erosão causada pela ressaca na Ponta da Praia começaram ontem. O trecho entre o Canal 6 e as proximidades do Aquário foi interditado e cercado. Além disso, os operários transportaram mais areia para o local e quebraram cerca de 30 metros das muretas da orla da praia.

Para a realização deste projeto piloto, duas grandes estruturas submersas serão montadas. Uma delas, a partir da mureta da orla, na altura da Rua Afonso Celso de Paula Lima, que segue mar adentro por 275 metros. A outra, paralela ao muro, em direção ao Canal 6, com 240 metros de extensão.

O cerceamento impede o acesso de banhistas e ambulantes. Já a movimentação de areia serve para o enchimento das geobags que, a partir de segunda, começam a ser assentadas no mar.

Para o preenchimento destas geobags serão necessários 7 mil metros cúbicos de areia, material retirado do Canal 2. O custo total da obra será de R$ 2,9 milhões, recurso liberado pelo Ministério Público Estadual, que é resultado de multa ambiental por acidente ocorrido no porto.

O projeto é embasado em nota técnica desenvolvida pelos professores Tiago Zenker Gireli e Patrícia Dalsoglio Garcia, da Unicamp, e não teve custos para a Administração Municipal. Ele tem aprovação de diversos órgãos públicos e foi apresentado aos munícipes em audiência realizada dia 14 de dezembro na Sociedade de Melhoramentos da Ponta da Praia.

Os comerciantes com licença para atuar na faixa de areia da Ponta da Praia serão deslocados para outras áreas da orla, sem prejuízo para as suas atividades.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter