X

Cotidiano

Minitério Público pode barrar Festa do Peão em Itanhaém

Evento está previsto para ocorrer entre os próximos dias 18 e 21. Promotora abriu inquérito para apurar denúncias

Publicado em 03/04/2015 às 11:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A 4ª promotora de Justiça de Itanhaém, Marianna Moura Gonçalves, abriu inquérito civil para apurar denúncias que podem impedir a realização da 11ª Festa do Peão de Itanhaém, prevista para ocorrer entre os dias 18 e 21 próximos, no trevo do bairro Cibratel I, da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, que corta o Município.

Elas foram feitas pelos grupos Odeio Rodeio e Onda Vegana – Defesa Animal no Litoral, que conseguiram barrar dois rodeios na Baixada Santista no ano passado, um em São Vicente e outro em Mongaguá. Eles acusam que o evento, articulado entre a Prefeitura e a Federação de Rodeios do Estado de São Paulo, proporcionará maus tratos aos animais.

“Dezenas de cavalos serão submetidos à famigerada Prova dos Três Tambores, na qual chicotadas e esporadas acontecem no lombo e baixo ventre destes indefesos animais, numa tentativa de transformar cavalos em verdadeiros carros de corrida, e ainda ocorrerá o Team Penning, onde frágeis bezerros, sob iluminação forte e som estridente, são manejados com violência e um recinto por homens a cavalo no menor tempo possível”, afirma o ativista Leandro Ferro, porta-voz das entidades denunciantes.

Ferro salienta que já alertou os vereadores da cidade e garante que, além dos maus tratos aos animais, o futuro evento infringe dispositivos legais, como o decreto estadual 40.400/95, que proíbe a realização de rodeios em perímetro urbano; o artigo 225 da Constituição Federal; a Declaração Universal dos Direitos dos Animais da Unesco e a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).

Muitas explicações

Levando em conta os possíveis maus tratos e toda a legislação levantada pelos denunciantes, a promotora requer uma série de explicações à Prefeitura e à federação. Da Administração, o MP quer em cinco dias úteis, a contar do recebimento do ofício da abertura do inquérito, a autorização da Secretaria Estadual da Agricultura para realização do evento, de manejo e atestado de saúde dos animais; provas da não utilização de instrumentos que machuquem os animais; alvará de funcionamento e anotação de responsabilidade técnica; cópia do contrato com a organizadora e esclarecimentos sobre a segurança e assistência médica.

Com o mesmo prazo, a federação terá que apresentar documentação de aprovação do evento pela Prefeitura; quais os instrumentos utilizados contra os animais; qualificação dos veterinários; Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB); laudos ambientais e até o número de ingressos colocados à venda, entre outros documentos.

Prefeitura e federação

Procurada na última quinta-feira, a Prefeitura de Itanhaém, por intermédio da Assessoria de Imprensa, respondeu que o evento é particular e está sob a responsabilidade da federação, que não se pronunciou até o fechamento dessa reportagem.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

Guarujá

Segunda fase das obras da Avenida Perimetral em Guarujá começam em 2025

Anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Portuária, durante o Santos Export 2024, evento que contou com a participação do prefeito de Guarujá

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter