X

Cotidiano

Ministério do Trabalho investiga abusos na Guarda Municipal de Santos

Procurador quer relação dos guardas, endereço, telefone e defesa sobre as denúncias publicadas pelo Diário do Litoral

Carlos Ratton

Publicado em 12/02/2020 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Guardas denunciaram higienização de moradores de rua e obrigação de segurança em comércios / Nair Bueno/DL

O Ministério Público do Trabalho (MPT) está solicitando à Secretaria Municipal de Segurança de Santos documentos e informações sobre supostos abuso de poder e uso pessoal da máquina pública pelo coordenador da Guarda Civil Municipal (GCM) do Município.

O caso foi publicado com exclusividade pelo Diário do Litoral ano passado, após forte depoimento dos guardas e um vídeo mostrando as atitudes do acusado. A Administração não se posicionou sobre a questão atual.

Em ofício encaminhado à Prefeitura, o procurador Gustavo Magalhães de Paula Gonçalves Domingues pede a relação completa dos guardas, inclusive os exonerados há um ano, com endereço e telefone, e manifestação (defesa) sobre as denúncias com documentação probatória.

Leia também:
Guarda denuncia abuso de poder em Santos
Denúncia de abuso e uso da máquina na Guarda Municipal chega à Promotoria

Conforme já revelado pela Reportagem, no ano passado, a Corregedoria da GCM abriu sindicância sobre o caso, mas nenhum resultado foi apresentado até hoje.

O acusado também é investigado pela Polícia Civil por suposta tortura envolvendo um morador de rua. O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária, no Centro da Cidade. Sobre os supostos abusos, a Reportagem obteve um vídeo, imagens e o testemunho de um guarda dando conta do uso de um colega como motorista particular.

O guarda revelou outros desmandos e falta de atitude do Comando da Corporação.

Uma denúncia anônima, encaminhada à Promotoria de Santos, ratificava que, praticamente todos os dias, uma viatura buscava o coordenador no Emissário (Avenida Presidente Wilson, 176, no José Menino) e na divisa de Santos com São Vicente (Zona Noroeste).

Segundo o documento, ele ordenava que a viatura o levasse até a Coordenadoria, na Praça José Rebouças, na Ponta da Praia, desviando-se do patrulhamento preventivo e atendimento de denúncias, para fins particulares. O vídeo foi anexado ao relatório enviado ao MP.

O documento ainda expõe datas e alerta que os horários são passíveis e de fácil verificação junto à Guarda, visto que os motoristas fazem o controle diário de quilometragem das viaturas.

O denunciante explicou, ano passado, que o Comando da Guarda sabia da conduta inadequada, mas ainda assim o manteve em um cargo de confiança. Os guardas recebem cartões e vale-transporte.

Guarda retifica

A denúncia enviada ao MP ratifica até o que o guarda entrevistado disse ao Diário: que o coordenador chegou a usar uma viatura para levá-lo para assistir o futebol do filho no Portuários (Associação Atlética dos Portuários de Santos) e para comprar celular em Guarujá. Segundo o guarda, quem não o obedece é punido com sua escala de serviço alterada ou com transferências.

"Se o guarda não tira foto da ocorrência, é punido. Quando ele era coordenador das Rondas Ostensivas Municipais (ROMU) era pior. Ele chega a monitorar idas ao banheiro", revelara o denunciante.

A Corregedoria também está debruçada sobre outras questões apontadas, como escolha pessoal e não técnica para uso de armamento, preferência por homens e não mulheres nas equipes sob sua coordenação, higienização de moradores de rua e uso da guarda para atendimento particular a comerciantes. O suposto esquema é reforçado com imagens.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter