X

Cotidiano

Micro lixo: ação na Praia de Pitangueiras recolhe quase 2 mil resíduos

Foram recolhidas mais de mil bitucas de cigarro, tampas de garrafas Pet e canudos

Da Reportagem

Publicado em 11/03/2019 às 21:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A coleta contou com a ajuda de cerca de 60 voluntários / Divulgação/PMG

No último domingo (10), a Praia de Pitangueiras, em Guarujá, foi palco da Campanha Verão Limpo - uma ação de conscientização ambiental que recolheu aproximadamente 1,8 mil resíduos, em sua maioria de 'micro lixo'.

A coleta contou com a ajuda de cerca de 60 voluntários e, no final, foram contabilizados 1152 unidades de bitucas de cigarro (em uma área de 15 mil metros quadrados), 172 tampinhas de garrafas Pet e 138 canudos.

A ação foi uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), além de instituições como Escoteiros do Mar, Rotary Interact Guarujá, Instituto Gremar e a equipe Ecomov.

Além do recolhimento, foram distribuídas sacolas biodegradáveis aos banhistas, a fim de conscientizá-los a não descartarem seu lixo na praia. O Gremar também expôs amostras de animais marinhos, vítimas do lixo plástico que, indo para o mar, prejudica a saúde e o habitat natural.

O próximo local a ser visitado pela Campanha Verão Limpo é a Praia do Gonzaga, no município de Santos, no próximo domingo (17).

Micro lixo

É um tipo de resíduo formado por itens pequenos, mas que são gerados em grande quantidade como, por exemplo, papéis de bala, bitucas de cigarros e pequenas embalagens de produtos. Esse tipo de resíduo, quando vai para a natureza, além de poluir, altera a alimentação dos animais, causando a morte de animais marinhos e aves.

Em longo prazo, o micro lixo também pode prejudicar a saúde do ser humano, causando doenças de pele, conjuntivites e verminoses, devido a sua decomposição. No Brasil, atualmente são produzidas 11,3 milhões de toneladas de lixo plástico por ano.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Polícia identifica homem que se masturbava em veículo em Santos

Vítima estava passeando com seus cachorros quando foi abordada

Diário Mais

Boteco de comida japonesa? Saiba tudo sobre o novo 'point' de Santos

Situado na Rua Dom Lara, nova via gastronômica da Cidade, o 'bar' traz uma nova forma de apresentar a culinária japonesa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter