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Cotidiano

Meu fígado que lute: Santos ganha 'santuário' da cachaça no Super Centro Boqueirão

O espaço remete à tradição dos grandes engenhos de cana-de-açúcar e promete trazer o sabor do interior para dentro da casa dos moradores da Baixada Santista

Da Reportagem

Publicado em 25/06/2021 às 18:05

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Divulgação

Um dos possíveis berços da cachaça no Brasil, Santos vai reforçar ainda mais o seu papel tradicional no consumo da “marvada” de qualidade. O litoral de São Paulo conta, a partir deste sábado (26), com a chegada do Empório Dom Tápparo ao Super Centro Boqueirão. Será praticamente um santuário aos amantes da aguardente, com produtos do Engenho Dom Tápparo, vindos diretamente de Mirassol, no interior de São Paulo.

O espaço remete à tradição dos grandes engenhos de cana-de-açúcar e promete trazer o sabor do interior para dentro da casa dos moradores da Baixada Santista. Esta será a primeira loja da marca na região. “Estamos trazendo a nossa história para um lugar que também é repleto de história e tradição”, afirma Marcio Luiz, gerente nacional das lojas Dom Tápparo. 

Ele se refere não apenas à localização da loja, no Super Centro Boqueirão, primeiro shopping da América Latina, mas também ao fato de a cidade ter abrigado um dos primeiros engenhos do Brasil, onde teria sido destilada a primeira aguardente de cana-de-açúcar do País, entre 1532 e 1534, no Engenho Sa?o Jorge dos Erasmos, também conhecido como Engenho do Governador. Atualmente, restam as ruínas do engenho que nasceu de uma iniciativa de Martim Afonso de Souza, outros portugueses, e do holandês Johan van Hielst.

Engenho Dom Tápparo

Localizado em Mirassol, interior de São Paulo, na região de São José do Rio Preto, o Engenho Dom Tápparo foi criado em 1978 por José Tápparo, que começou a produzir cachaça para presentear amigos, que gostaram tanto do produto que procuravam José para comprar a bebida artesanal. A iniciativa fez tanto sucesso que ele transformou a ideia em negócio. Hoje, são os herdeiros de José, os netos Breno, Bruno e Giovanni Tápparo, que comandam o negócio familiar, que tem entre os produtos vários tipos de cachaças, coquetéis alcoólicos, vinhos, gins e licores, totalizando mais de 40 opções de bebidas.

Todas as bebidas são produzidas até hoje nas terras da família Tápparo, onde são envelhecidas em armazenadas em barris de carvalho europeu, carvalho americano e em algumas madeiras brasileiras, como os de amendoim, amburana e jequitibá. O destaque entre os produtos é a linha de cachaças Cabaré, que conta com Cachaça Extra Premium, Cachaça Prata, Cachaça Ouro, Cachaça Armazenada em Tonéis de Amburana, Ice Sabor Limão e o Coquetel de Canela Fire.

Em expansão

Além da loja que fica no Engenho, em Mirassol, existem outras 12 unidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. Santos é a 13ª unidade e, até o final de 2021, a empresa pretende expandir ainda mais sua rede, abrindo 50 lojas por todo o País. Uma nova unidade na Baixada Santista não está descartada. “Pesquisamos muito antes de abrir a loja aqui e vimos que a região é um mercado promissor. Mais para frente, podemos ampliar a loja que estamos abrindo e até ver outros pontos”, afirma o coordenador de lojas do Dom Tápparo, Bruno Cesar Ricardo.

A própria loja no Super Centro começa compacta, seguindo o modelo que foi implantado no Mercado Municipal de São Paulo, mas a ideia é poder ampliar na medida em que o público santista se apropriar dos produtos Dom Tápparo. A marca abre seu Empório com dois funcionários, moradores da região. “Num primeiro momento contratamos dois, e à medida que as restrições forem acabando vamos aumentar o quadro”, prevê.
 

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