X

Cotidiano

Metade da população da Baixada Santista tem intenção de mudar de casa, afirma pesquisa

Estudo revela que 44% dos entrevistados também têm desejo de mudar de bairro nas cidades do litoral

Da Reportagem

Publicado em 17/03/2022 às 08:00

Atualizado em 17/03/2022 às 08:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O principal motivo para essa mudança é a preferência por outras localidades (32%) / Nair Bueno/ DL

O Censo QuintoAndar de Moradia, maior estudo sobre o morar no país, realizado em parceria com o Instituto Datafolha, aponta que 44% dos moradores da Baixada Santista têm expectativa de mudar de lar nos próximos dois anos. É o maior percentual registrado no levantamento, se comparado a todas as regiões pesquisadas. 

O principal motivo para essa mudança é a preferência por outras localidades (32%). Logo depois, aparecem má localização (24%) e projetos pessoais (21%). O levantamento revela ainda que 44% dos entrevistados têm a intenção de mudar de bairro, desejo que se deve especialmente à qualidade dos serviços ofertados - em uma escala de 0 a 10, a nota média para os serviços foi de 6,7.

“A pesquisa possibilita identificar tendências e conhecer os principais desejos da população. Os dados mostram que o morador da Baixada Santista, hoje, se preocupa muito com áreas verdes, segurança e zeladoria, mas avalia muito mal a oferta disso no bairro onde vive”, ressalta Thiago Reis, gerente de dados do QuintoAndar.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os serviços que receberam as notas mais baixas foram: atividades de cultura e lazer (4,6), shoppings centers (5,6), áreas para a prática de esportes (5,7), calçadas conservadas (5,8), segurança (5,9), coleta de lixo reciclado (6,4) e  áreas verdes (6,5).

Em contraponto, os itens que tiveram melhor avaliação foram: comércio (8,3), coleta de lixo domiciliar (8,2), escolas (8,0), ruas silenciosas (7,3), ruas iluminadas e opções de transporte coletivo (ambos com 7,2) e ruas asfaltadas (7,1).

Metodologia da pesquisa

O Censo QuintoAndar de Moradia traz informações sobre o mercado residencial no Brasil, a caracterização do domicílio, além de hábitos, anseios e desejos dos brasileiros. Ao todo, foram realizadas 3.186 entrevistas com a população brasileira, com idade a partir de 21 anos, em todas as cinco regiões do país (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste). Há, ainda, uma amostra representativa das regiões metropolitanas de Rio, São Paulo e Belo Horizonte e dos macropolos da Baixada Santista e de Ribeirão Preto. A pesquisa foi feita por meio de entrevistas pessoais em pontos de fluxo populacional entre os dias 11 e 21 de outubro de 2021 e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra.

 

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

RIO DE JANEIRO

Gabriel Monteiro tem mandato de vereador cassado no Rio

Gabriel Monteiro teve o mandato de vereador do Rio de Janeiro cassado nesta quinta-feira por 48 votos a dois

Política

Segundo Datafolha, 51% dizem não votar em Bolsonaro de jeito nenhum, ante 37% em Lula

Em seguida vem Roberto Jefferson (PTB) e Ciro Gomes (PDT), ambos com 25%

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software