X

Cotidiano

Metade da população da Baixada Santista tem intenção de mudar de casa, afirma pesquisa

Estudo revela que 44% dos entrevistados também têm desejo de mudar de bairro nas cidades do litoral

Da Reportagem

Publicado em 17/03/2022 às 08:00

Atualizado em 17/03/2022 às 08:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O principal motivo para essa mudança é a preferência por outras localidades (32%) / Nair Bueno/ DL

O Censo QuintoAndar de Moradia, maior estudo sobre o morar no país, realizado em parceria com o Instituto Datafolha, aponta que 44% dos moradores da Baixada Santista têm expectativa de mudar de lar nos próximos dois anos. É o maior percentual registrado no levantamento, se comparado a todas as regiões pesquisadas. 

O principal motivo para essa mudança é a preferência por outras localidades (32%). Logo depois, aparecem má localização (24%) e projetos pessoais (21%). O levantamento revela ainda que 44% dos entrevistados têm a intenção de mudar de bairro, desejo que se deve especialmente à qualidade dos serviços ofertados - em uma escala de 0 a 10, a nota média para os serviços foi de 6,7.

“A pesquisa possibilita identificar tendências e conhecer os principais desejos da população. Os dados mostram que o morador da Baixada Santista, hoje, se preocupa muito com áreas verdes, segurança e zeladoria, mas avalia muito mal a oferta disso no bairro onde vive”, ressalta Thiago Reis, gerente de dados do QuintoAndar.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os serviços que receberam as notas mais baixas foram: atividades de cultura e lazer (4,6), shoppings centers (5,6), áreas para a prática de esportes (5,7), calçadas conservadas (5,8), segurança (5,9), coleta de lixo reciclado (6,4) e  áreas verdes (6,5).

Em contraponto, os itens que tiveram melhor avaliação foram: comércio (8,3), coleta de lixo domiciliar (8,2), escolas (8,0), ruas silenciosas (7,3), ruas iluminadas e opções de transporte coletivo (ambos com 7,2) e ruas asfaltadas (7,1).

Metodologia da pesquisa

O Censo QuintoAndar de Moradia traz informações sobre o mercado residencial no Brasil, a caracterização do domicílio, além de hábitos, anseios e desejos dos brasileiros. Ao todo, foram realizadas 3.186 entrevistas com a população brasileira, com idade a partir de 21 anos, em todas as cinco regiões do país (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste). Há, ainda, uma amostra representativa das regiões metropolitanas de Rio, São Paulo e Belo Horizonte e dos macropolos da Baixada Santista e de Ribeirão Preto. A pesquisa foi feita por meio de entrevistas pessoais em pontos de fluxo populacional entre os dias 11 e 21 de outubro de 2021 e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter