X

Cotidiano

Mesmo com novo transporte em São Vicente, estudantes precisam se recadastrar

Lotações devem ser substituídas por ônibus em março. Apesar disso, Prefeitura orienta atualização cadastral

Caroline Souza

Publicado em 05/01/2019 às 08:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O atual sistema de transportes, feito por lotações, será substituído por ônibus e micro-ônibus / Rodrigo Montaldi/Arquivo DL

Mesmo com a mudança no transporte público municipal de São Vicente, os estudantes que precisam utilizar o vale-transporte devem realizar seu recadastramento. A orientação é da Prefeitura de São Vicente.

A empresa que vai operar o sistema ainda não está definida. No entanto, a Prefeitura afirma que a publicação do edital deve ocorrer em breve, logo após serem feitos os últimos ajustes na propostas. A previsão é que o novo sistema comece a operar a partir de março.

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans), informou que o sistema de cobrança por cartão transporte para estudantes seguirá seus trâmites normalmente, com o cadastramento em fevereiro, nos mesmos moldes de 2018.

Já o recadastramento para adequação ao novo sistema de transportes deve ocorrer a partir de julho. “Além disso, vale ressaltar que ninguém terá perda de créditos obtidos antes da implantação do novo sistema de transportes em São Vicente”, disse, ­em nota.

Ainda segundo a Prefeitura, outras informações serão divulgadas em tempo aos usuários.

Novo modelo

O projeto com as mudanças foi apresentado em 30 de novembro, conforme noticiado pelo Diário do Litoral.

Entre as metas definidas pelo estudo, elaborado pela Fênix Engenharia e Construções Ltda, estão a adequação de todo o transporte municipal às necessidades de pessoas com deficiência e idosos; integração física, operacional e tarifária do serviço, inclusive com o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT); atendimento a bairros e localidades ainda desassistidos; serviço noturno (Corujão), com duas linhas na Área Insular e duas na Área Continental; horários estendidos à noite e finais de semana; sistema totalmente interligado ao Terminal Urbano Municipal e Rodoviário de São Vicente; e reorganização do fluxo de ônibus no Centro, garantindo maior fluidez ao trânsito na área.

Os novos ônibus e ­micro-ônibus também deverão estar capacitados com sistema de ar-condicionado. A adequação será feita de forma gradativa, começando por 25% da frota e aumentando ao longo do tempo, no prazo de quatro anos, até chegar aos 100%.

Para realizar o estudo, a Fênix realizou 60 dias de pesquisas, avaliações e levantamentos. Pelo levantamento, chegou-se à constatação de que serão necessários 61 ônibus básicos operando na Área Continental e 168 micro-ônibus, operando na Área Insular. Outros 16 veículos devem ficar na reserva, totalizando 245 carros em toda a frota responsável por atender o Município. ­

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter