Cotidiano

Litoral de SP quer liberar mil vagas para ambulantes com alvará temporário

A Câmara Municipal aprovou projeto da Prefeitura que visa regularizar trabalhadores informais e impulsionar a renda, com 500 vagas na faixa de areia

Giovanna Camiotto

Publicado em 22/11/2025 às 11:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Audiência debate fiscalização e melhores condições de trabalho para ambulantes / Renan Lousada/DL

Continua depois da publicidade

A Câmara Municipal de Praia Grande aprovou na terça-feira (18), em primeira discussão, o projeto de lei da Prefeitura que permite conceder licenças temporárias a ambulantes. Uma nova votação deve ocorrer na próxima semana.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A iniciativa prevê mil vagas de licença temporária, sendo 500 destinadas para a faixa de areia. A outra metade das licenças será direcionada para o trabalho ambulante nas vias e espaços públicos, conforme as características e demandas de cada bairro ou região.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Ambulantes e banhistas travam embate sobre uso de cadeiras e coolers na orla de Santos

• Ambulantes do litoral de SP reclamam de coolers e proibição de consumação mínima

• Ambulantes nas praias de Santos estão proibidos de cobrar consumação; veja o que muda

Dessa forma, os ambulantes só poderão atuar em locais determinados na lei. A validade desta licença temporária será de um ano, podendo ser renovada por mais um ano.

A ideia é ampliar oportunidades

De acordo com o prefeito Alberto Mourão (MDB), a medida tem a intenção de promover a inclusão social, a geração de renda e a regularização de trabalhadores informais, além de oferecer maior segurança jurídica às atividades.

Continua depois da publicidade

"O objetivo é ampliar as oportunidades econômicas destinadas à população de baixa renda, idosos, pessoas com deficiência e ex-ambulantes ou ambulantes em situação irregular, reconhecendo o trabalho autônomo e informal como meio legítimo de subsistência e relevante contribuição à economia local."

O prefeito ainda reforçou que a concessão das autorizações temporárias tem por propósito possibilitar que cidadãos em situação de vulnerabilidade social exerçam atividades laborais de forma organizada, segura e supervisionada pelo Poder Público.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software