Cotidiano

Liberação de visto para EUA depende de autoridades brasileiras, diz embaixadora

Liliana afirmou que um dos requisitos para a isenção de vistos brasileiros para entrar nos Estados Unidos, ter 96% de concessão dos pedidos feitos por cidadãos daqui, já foi atingida pelo País

Publicado em 29/04/2015 às 12:24

Compartilhe:

A embaixadora norte-americana no Brasil, Liliana Ayalde, afirmou em entrevista ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, que a isenção de vistos de brasileiros aos Estados Unidos - e, consequentemente, para norte-americanos entrarem no País - é um tema que voltou a ser discutido bilateralmente. No entanto, pontos da discussão, como a necessidade de troca de informações prévia de passageiros e a interação entre os dois sistemas de controle de imigração dos países, exigida pelos Estados Unidos, dependem de uma posição do governo brasileiro.

"Vamos ver o que o governo brasileiro apresenta. Estamos prontos para falar; temos feitos programas com outros governos e estamos prontos para fazer algum projeto piloto (com o Brasil). Mas vai depender das autoridades brasileiras", afirmou a embaixadora. "Se falou muito no tema da isenção de vistos, mas ficou um pouco 'in box' por falta de uma decisão política", completou.

Liliana afirmou que um dos requisitos para a isenção de vistos brasileiros para entrar nos Estados Unidos, ter 96% de concessão dos pedidos feitos por cidadãos daqui, já foi atingida pelo País. "Então não passa de mito o medo que uma pessoa tem de que não irá conseguir visto".

A necessidade de troca de informações prévia de passageiros e a interação entre os sistemas de imigração dependem de uma posição do governo brasileiro (Foto: Divulgação)

Além disso, a embaixadora considera que o processo de concessão das autorizações para a entrada naquele país avançou significativamente por conta da descentralização do atendimento antes exclusivo aos consulados e à embaixada norte-americana. "Há dois, três anos o processo era lento, e poderia demorar 140 dias desde a solicitação até a entrega. Nesse momento, são 10 dias no máximo", concluiu.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

São Paulo entra em estado de atenção por conta das fortes chuvas nesta sexta (11)

Capital possui vários registros de falta de energia

Cotidiano

Litoral de SP entra em alerta laranja com fortes chuvas, trovadas e ventos; saiba mais

Fortes chuvas já estão atingindo as cidades do litoral de São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter