Cardeal estadunidense Robert Francis Prevost, é o Papa Leão XIV / Reprodução/Vatican News
Continua depois da publicidade
Nesta quinta-feira (8), o mundo conheceu o papa Leão XIV, sucessor de Francisco no principal cargo da Igreja Católica. Nascido em Chicago, nos EUA, ele é o primeiro pontífice norte-americano a assumir o cargo.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o parabenizou em sua conta no X, e fez questão de falar que ainda pretende conhecê-lo em breve.
Continua depois da publicidade
"Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país. Não vejo a hora de conhecer o papa Leão XIV. Será um momento significativo", disse Trump.
O presidente da Argetina, Javier Milei, comemorou a decisão em dois posts em suas redes sociais. No primeiro ele inseriu uma foto de Leão XIV, com os dizeres "Na era Milei o novo Papa se chama 'Leão'. Estamos predestinamos"
Continua depois da publicidade
Além da declaração, Milei publicou a foto de um leão com a roupa do pontífice com a legenda "nas forças do céu deram seu veredito de modo claro e contundente". Não há mais palavras, Sr. Juez. Fim."
O ex-presidente brasileiro, Jair Messias Bolsonaro, também fez uma declaração a chegada Leão XIV. "Com profunda fé, respeito e esperança que dou as boas-vindas ao novo Santo Padre, sucessor de São Pedro e Vigário de Cristo na Terra.
Que sua missão seja marcada pela defesa inabalável da vida, da família, da liberdade religiosa e dos valores cristãos que sustentam nossa civilização. O Brasil, nação de maioria cristã e devota, se une em oração e acolhimento. Que este novo tempo na Igreja seja fonte de unidade, renovação e fé".
Continua depois da publicidade
Já o presidente francês, Emmanuel Macron, comentou que se trata de um momento histórico para a Igreja Católica e os milhares de fiéis. "Que neste 8 de maio, este novo pontificado seja de paz e esperança".
Nascido em 14 de setembro de 1955, discreto e de voz tranquila, Prevost costuma evitar entrevistas e holofotes, mas é visto como um reformista, alinhado à linha de abertura implementada por Francisco.
Ele ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977 e foi ordenado sacerdote em 1982.
Continua depois da publicidade
Nesta Ordem, ele foi o segundo a ser eleito como papa e o primeiro foi Adriano IV, entre 1154 e 1159.