Cotidiano
O fim da interdição da estrutura acontece mais de sete meses após ela ter sido fechada por ordem da Justiça devido a riscos estruturais ao longo de todo seu comprimento
Prefeito Pedro Gouvêa afirma que a população poderá se utilizar de micro-ônibus para atravessar a Ponte dos Barreiros / Divulgação/PMSV
Continua depois da publicidade
A Ponte dos Barreiros está reaberta à circulação de veículos leves em São Vicente a partir desta quarta-feira (1º). O fim da interdição da estrutura acontece mais de sete meses após ela ter sido fechada por ordem da Justiça devido a riscos estruturais ao longo de todo seu comprimento.
A decisão do juiz Fabio Francisco Taborda, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), foi publicada no começo da noite desta terça-feira (30). Com isso, a população da área continental poderá voltar a usar a estrutura para ir e voltar à área insular do município sem precisar passar por Praia Grande. A Ponte dos Barreiros estava interditada desde o dia 1º de novembro de 2019.
Continua depois da publicidade
Em seu texto, Taborda afirma que a estrutura só poderá receber a passagem de veículos leves. A decisão acompanha o parecer do relatório do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que afirmou que os trabalhos de recuperação da Ponte dos Barreiros haviam atingido resultados positivos, mas ainda não permitia a passagem de caminhões e ônibus regulares que transportam em torno de 50 passageiros por vez.
Além disso, o juiz também faz ressalvas e afirma que a Prefeitura de São Vicente deverá ficar responsável por fiscalizar o trânsito nas duas pontas da estrutura durante todos os dias da semana e fins de semana, sempre entre os horários de 6h às 21h. Uma sinalização vertical e de solo também precisarão ser instaladas, bem como os radares de velocidade, que já estão na área, precisarão passar por uma comprovação que ateste que estão funcionando.
Continua depois da publicidade
Mesmo com a negativa da Justiça para que ônibus e caminhões se utilizem da via recém reformada, o prefeito Pedro Gouvêa afirma que a população poderá se utilizar de micro-ônibus para atravessar a Ponte dos Barreiros e afirmou que eles já estariam funcionando na área assim que a ponte fosse reaberta.
A informação foi divulgada pelo próprio prefeito durante esta terça e vem dias depois de parte da população vicentina ter ido às redes sociais para criticar as primeiras notícias que afirmavam que apenas carros, motos e outros veículos mais leves poderiam atravessar a Ponte dos Barreiros uma vez que ela tenha sido reaberta.
A liberação do tráfego para veículos de menor porte já é atestada pelo IPT, o qual explica que a estrutura poderá receber o tráfego de veículos de até dois eixos, com peso bruto total de até oito toneladas por eixo e com velocidade limite de 40 km/h, em toda sua extensão de 623 metros, nas duas faixas de tráfego e nos dois sentidos.
Continua depois da publicidade
“Há proibição de tráfego para ônibus e caminhões, só micro-ônibus, carros, motos e bicicletas terão permissão para circular. Já entramos em contato com as empresas para que aumentem as frotas de micro-ônibus para atender a população. Nós estaremos fiscalizando e podemos notificar as empresas. Elas vão ter que operar nesse momento difícil", explicou Gouvêa.
Ainda de acordo com o prefeito, o município já trabalha para dar prosseguimento à segunda fase das obras na Ponte dos Barreiros para que os ônibus de grande porte possam voltar a circular na estrutura.