Itanhaense é finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa

A aluna viajará nos dias 9, 10 e 11 de dezembro para disputar a final do concurso, em Brasília.

Comentar
Compartilhar
05 DEZ 201211h59

 

De malas prontas, a estudante Thamires Luiza Pratt da Silva, do 2º ano do Ensino Médio, da Escola Técnica Estadual (ETEC) de Itanhaém disputará nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, em Brasília, a final da ‘Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro’. A menina, que já garantiu a medalha de prata ao ser finalista na categoria ‘Artigo de Opinião’, está entre os 38 classificados de todo o Brasil.
 
Confiante, Thamires é a única aluna da Baixada Santista e está entre os cinco do Estado de São Paulo no concurso pela categoria ‘Artigo de Opinião’. Para chegar até a final, ela teve que passar pelas seguintes fases: escolar, municipal, estadual, regional e agora concorre na etapa nacional.
 
A Olimpíada é famosa por reunir na mesma competição estudantes de escolas municipais, estaduais e federais, dividindo-os nas categorias ‘Artigo de Opinião’, ‘Crônicas’, ‘Memórias’ e ‘Poemas’. Somente este ano, o concurso recebeu aproximadamente três milhões de textos.
 
Com o texto intitulado ‘Parelheiros: estrada para a glória ou ruína?’, a jovem argumentou que a construção da estrada parelheiros é necessária para aliviar o trânsito da Imigrantes nos feriados. “Durante as palestras oferecidas pela escola, a professora comentou sobre a construção. Naquele momento uma aluna opinou de forma negativa, então pensei em ressaltar os benefícios da construção da estrada”, explica Thamires.
 
A estudante cursa o 2º ano do Ensino Médio integrado ao curso técnico de Informática para Internet. Este ano a jovem conclui o curso de inglês que teve duração de seis anos e já estuda Francês. Ela sabe a responsabilidade que carrega ao representar a Baixada e o Estado de São Paulo.
 
“Estou muito tranquila mesmo porque meu objetivo era chegar até Brasília. Quero a medalha de ouro, mas se eu não alcançar, a minha meta já foi cumprida”, ressalta a estudante.
 
A ETEC de Itanhaém atende em torno de 700 estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio e cursos técnicos. 

A menina já garantiu medalha de prata ao ser finalista na categoria ‘Artigo de Opinião’ (Foto: Divulgação)
 
Trajetória
 
Desde 2008, Thamires coleciona medalhas conquistadas no período em que estudou na E.M. Profª Maria Conceição Luz, com duas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA); prata e bronze na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP); e duas na ‘Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro’.
 
Municipal
 
O aluno Gabriel Trindade da Silva Bezerra também representou o Estado de São Paulo na semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro’, disputada pela categoria ‘Memórias’. O jovem estudante da 7ª série, da E.M. Noêmia Salles Padovan esteve no mês de novembro, em São Paulo, onde foi premiado com medalha de bronze ao participar da etapa regional.