X

Cotidiano

Itanhaém celebra semana de Anchieta com caminhada e encenação

O evento terá abertura oficial no dia 1º de junho (domingo), às 9 horas, na Praça Nossa Senhora de Lourdes, na Praia do Sonho, com a realização de missa ecumênica

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 19/05/2014 às 17:44

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em homenagem a um dos mais ilustres personagens da história do Brasil e de Itanhaém, dia 9 de junho é feriado na Cidade, dedicado a São José de Anchieta. E no primeiro ano considerado oficialmente santo por católicos de todo o mundo, o Município vai celebrar a ‘1ª Semana Passos dos Jesuítas’, com caminhada, exposição fotográfica e encenação.

O evento terá abertura oficial no dia 1º de junho (domingo), às 9 horas, na Praça Nossa Senhora de Lourdes, na Praia do Sonho, com a realização de missa ecumênica.

No domingo seguinte (8 de junho), a partir das 8 horas, acontece a ‘1ª Caminhada de São José de Anchieta’. O percurso, com 3 km, passará pelos pontos históricos e turísticos ligados a figura do eminente padre jesuíta. A saída será no Pocinho de Anchieta, passando pelo Morro do Paranambuco, Praia do Sonho e segue em direção a região central da Cidade. O final do percurso será na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico. Haverá missa ecumênica antes da partida e são esperados cerca de 300 participantes para a caminhada.

Encerrando a semana, no dia 9 de junho, às 21 horas, na Cama de Anchieta, será encenada novamente na Cidade a peça ‘Aparição da Virgem ao Padre Anchieta’. É a sétima edição do evento e o espetáculo envolve história, arte e fé, com entrada gratuita. A peça mostra a passagem do padre jesuíta pelo Litoral Paulista, apresenta seus versos, sua relação com Itanhaém e o seu encontro com a Virgem Santíssima.

Dia 9 de junho é feriado em Itanhaém é dedicado a São José de Anchieta (Foto: Divulgação)

Como parte da programação, haverá ainda, de 1º a 9 de junho, a exposição fotográfica ‘Caminha SP – Passos dos Jesuítas’, na cidade de Praia Grande, no shopping da Avenida Ayrton Senna da Silva, 1.511, de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e domingos e feriados, das 14 às 21 horas.

Homenagem

Conhecida como ‘Terra de Anchieta’, Itanhaém mantém viva a memória de um dos mais reverenciados jesuítas da Igreja Católica em todo o mundo. José de Anchieta viveu na segunda cidade mais antiga do país durante o século XVI, entre 1563 e 1595. Monumentos históricos, documento raro, obra sacra, homenagens e diversas histórias vividas pelo padre podem ser lembradas em muitos pontos da Cidade, num misto de religiosidade e história contado por meio de um tour.

Para celebrar este ilustre personagem, dia 9 de junho é feriado na Cidade, instituído pela Lei Municipal nº 3.533, de 02 de julho de 2009, que incluiu a data no calendário oficial de eventos do Município. É a única Cidade do Brasil que celebra um feriado em homenagem ano novo santo.

Passos dos Jesuítas

As marcas de Padre Anchieta por Itanhaém fazem parte do roteiro peregrino e de contemplação ‘Passos dos Jesuítas – Anchieta’, da Secretaria Estadual de Turismo, iniciado em 2011. A rota vai de Peruíbe a Ubatuba e envolve 360 Km e 13 municípios. Para participar, basta se inscrever no portal www.caminhasaopaulo.com.br.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter