Continua depois da publicidade
Os 129 táxis cadastrados em Praia Grande tiveram seus medidores aprovados pelo Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), durante vistoria ocorrida em fevereiro. A aferição dos taxímetros é obrigatória e acontece anualmente. De acordo com a Secretaria Municipal de Transporte (Setransp), caso os equipamentos não estivessem dentro das especificações técnicas exigidas, o responsável estaria sujeito à multa no valor mínimo de R$ 500,00 e, no máximo, de R$ 5 mil, podendo dobrar em caso de reincidência.
Para descobrir se o taxímetro foi verificado e aprovado, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase “verificado até 2014”.
Caso os equipamentos aprovados pelo IPEM apresentem qualquer problema técnico ao longo do ano, deve-se encaminhar o veículo ao instituto para possíveis reparos em uma das seguintes datas: 17 de abril, 19 de junho, 21 de agosto, 15 de outubro ou 13 de dezembro, ou procurar uma das oficinas cadastradas na Baixada Santista. O IPEM está localizado na Rua Amazonas, 83, Campo Grande, em Santos. Mais informações no site www.ipemsp.com.br.
Para a vistoria do próximo ano, a secretária de Transporte de Praia Grande, Raquel Auxiliadora Chini, informou que a Prefeitura ofereceu o espaço do kartódromo como local de testes. “O IPEM realiza diversas verificações e a pista destinada para os karts seria muito útil para o serviço. Eles ainda estão para confirmar o convite”, afirmou.
Continua depois da publicidade