LOGÍSTICA

Intermodal foi a maior da história, com recorde de público e de expositores

No total, 500 expositores revelaram soluções para a cadeia logística e o comércio exterior 

Nilson Regalado

Publicado em 09/03/2024 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

No total, foram 500 expositores, entre eles vários portos brasileiros, incluindo o de Santos, representado pela Autoridade Portuária (APS) / Igor de Paiva / Diário do Litoral

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O crescimento no comércio exterior nos portos, aeroportos e rodovias brasileiros, puxado principalmente pelas exportações do agronegócio, inflou os números da Intermodal South America. O evento bateu o recorde de público de todos os tempos, com 44 mil visitantes em três dias de feira, ao longo da semana, na SP Expo, às margens da Rodovia dos Imigrantes. Superlativa, a 28ª edição da Intermodal também bateu todos os recordes no número de marcas expositoras, na área de exposição e no número de patrocinadores, consolidando o evento como o maior e mais relevante do setor de logística, tecnologia, intralogística e comércio exterior das Américas.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Intermodal reúne novas tendências de transporte de cargas e comércio exterior

• Intermodal South America expõe inovações do transporte e comércio exterior em SP

• CAMPS estará presente na Intermodal este ano

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No total, foram 500 expositores, entre eles vários portos brasileiros, incluindo o de Santos, representado pela Autoridade Portuária (APS), além de operadores de ferrovias e de terminais portuários, fabricantes de implementos, e facilitadores do comércio exterior e do treinamento profissional para atividades de logística.
Diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, anunciou com exclusividade ao Diário do Litoral, que as obras do Túnel Santos-Guarujá devem começar entre “janeiro e fevereiro” de 2025. Pomini também citou os investimentos previstos para os próximos meses no viário de acesso à margem esquerda do Porto, no Guarujá.

Continua depois da publicidade

Com 47 anos de experiências nas atividades portuárias, o presidente da Marimex Soluções Logísticas, Antônio Carlos Fonseca Cristiano, antecipou, também com exclusividade para o Diário do Litoral, o investimento de R$ 350 milhões que a empresa fará nos próximos três anos.

Caio, como é mais conhecido no meio portuário, indicou a construção de três novos armazéns alfandegados com cerca de 25 mil metros quadrados, além de um pátio para contêineres com 65 mil metros quadrados entre os bairros do Valongo e do Saboó. O espaço terá sete gates, o que facilitará a entrada e saída de caminhões.

Presente na Intermodal, a MRS Logística anunciou que dobrará sua capacidade de carga transportada no Porto de Santos. Atualmente, a empresa movimenta cerca de 50 milhões de toneladas/ano e a expectativa é chegar a 100 milhões de toneladas/ano até 2030. 

Continua depois da publicidade

A MRS administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra a metade do PIB brasileiro. Os trens conectam regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas a alguns dos principais parques industriais do País aos maiores portos da Região Sudeste, o que gera uma operação de transporte diversificada, como contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro. Aproximadamente 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.

‘JOIA DA COROA’.
Já a VLI admitiu que pretende investir no Terminal de Uso Privativo que a empresa explora no Porto. O Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam) fica em Cubatão e é considerado a “joia da coroa” nos negócios da empresa, segundo Bruno Pantoja, gerente comercial da VLI.

Em funcionamento desde 1969, o Tiplam tem capacidade para movimentar 17 milhões de toneladas de produtos por ano, entre grãos, açúcar e fertilizantes e bateu recordes de movimentação de cargas em 2023. “Somos um porto 100% portuário, portanto, contribuímos para a retirada de caminhões do vário das cidades para que a gente tenha um impacto menor aí para as comunidades”, resumiu Pantoja.

Continua depois da publicidade

CEO da M Muniz Logística e Comércio Exterior, Marcos Muniz citou que a Intermodal permitiu o diálogo “olho no olho” com clientes e parceiros comerciais. E admitiu que essa oportunidade abriu as portas para novos negócios, especialmente na China e em outros países da Ásia: “Valeu a pena ter participado”.

CONTEÚDO E TREINAMENTO.
Entre as principais atrações da feira, a novidade foi a Arena Intermodal, com palestras e painéis relevantes para o setor, abordando temas como conectividade na cadeia de suprimentos, transformação digital, ESG na logística e competitividade da logística multimodal, entre outros assuntos.

A Intermodal TI Inovations contou com a participação de 23 empresas, que apresentaram soluções inovadoras, além de conteúdo exclusivo sobre novas tecnologias para toda a cadeia logística. Foram 20 palestras, 29 palestrantes, 17 horas de conteúdo e mais de 260 participantes. 

Continua depois da publicidade

O Simulador Essencial, parte integrante do centro de simulação em equipamentos portuários e offshore do SENAI de Santos, chamou atenção dos visitantes. O simulador permitiu ao visitante vivenciar a experiência de aprendizado semi-imersiva, projetada para preparar os alunos em equipamentos portuários e em ambiente seguro.

Ainda na área do emprego, a Unidade Móvel de Treinamento – Módulo Simulador pelo SEST SENAT – apresentou tecnologia de última geração para aprimorar a qualificação de profissionais de transporte em áreas como segurança viária, direção segura e direção defensiva. 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software