SEDUC

Império da Baixada é a grande campeã do Carnaval de Praia Grande 2015

Acadêmicos de Praia Grande foi a vencedora do Primeiro Grupo e no próximo ano desfilará no Especial

Comentar
Compartilhar
18 FEV 201516h45

A escola de samba Império da Baixada está em festa. Pela primeira vez é a grande vencedora do Grupo Especial do Carnaval da Família, de Praia Grande. O resultado foi definido em uma apuração acirrada, realizada na Passarela do Samba João Apolônio, no Bairro Sítio do Campo, na manhã de quarta-feira (18). Em segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, a Casa do Mestiço e a Vila do Sapo. Na ocasião, quem também levou o título de campeã, agora do Primeiro Grupo, foi a Acadêmicos de Praia Grande, que com o resultado sobe para o Grupo Especial em 2016. O carnaval de Praia Grande contou com dois desfiles, nos dias 16 e 17 de fevereiro, e envolveu no total 14 agremiações de samba. A entrada foi gratuita. O evento é realizado pela Liga dos Blocos e Escolas de Samba (Libesa) em parceria com a Prefeitura.

Com o tema "O Que Me Faz Feliz?", a Império da Baixada foi a segunda escola a desfilar no último dia de evento e buscou espalhar a felicidade pela arquibancada e evidenciar que este sentimento pode estar incluído em diversos momentos, mas em especial no Carnaval. A agremiação do Bairro Sítio do Campo, teve início em 2002 como bloco carnavalesco, chamado Cangibrinos, e somente em março de 2009 se oficializou como agremiação de samba.

Muito feliz com a vitória, o presidente da agremiação, Orrara Firmino dos Santos, explicou que os três carros que compuseram o desfile contaram com abordagens variadas.

"O enredo falava sobre festas, música, religião, expressão, entre outras. Mas, assim como nas demais edições, nosso maior destaque foi mesmo o símbolo do pavilhão, o tigre, que este ano teve mais de três metros de altura. Um carnaval que vai ficar para a história".

Com notas de 5 a 10 pontos, os 27 jurados avaliaram ao longo dos dois dias de desfiles diversos quesitos como harmonia, samba enredo, evolução, conjunto, bateria e porta-bandeira e mestre-sala. Além do resultado, que consagrou como campeã a Império da Baixada (178,7 pontos), Casa do Mestiço como vice (178,3 pontos) e Vila do Sapo em terceiro (175,7 pontos)foram definidas as duas agremiações que desfilarão no Grupo Especial em 2016: Acadêmicos de Praia Grande (89,2 pontos)e Guaratude (89,1 pontos), campeão e vice campeã do Primeiro Grupo (grupo de acesso), respectivamente. Além disso, as duas últimas colocadas no Grupo Especial, a Mancha Verde (145,4 pontos) e Favoritos do Forte (130,9 pontos), foram rebaixadas para o ano que vem.

A Império da Baixada é a grande campeã do Carnaval de Praia Grande 2015 (Foto: Divulgação/PMPG)