SEDUC

Escolas do Primeiro Grupo abrem evento na Passarela do Samba João Apolônio

Marcado para iniciar nesta segunda-feira, dia 16, Carnaval da Família conta na primeira noite com sete agremiações

Comentar
Compartilhar
16 FEV 201517h04

Com os últimos ajustes já finalizados, o público é aguardado mais tarde para a abertura oficial da folia em Praia Grande. Tendo entrada gratuita e expectativa de 30.000 visitantes, o desfile oficial do Carnaval da Família de Praia Grande 2015 leva para a avenida, em dois dias, todos os temas projetados pelas 14 escolas de samba da Cidade. Nesta primeira noite de festa, que ocorre nesta segunda-feira, dia 16, a partir das 19h, os participantes prestigiam a apresentação do Primeiro Grupo. Já no encerramento, na terça-feira, dia 17, será a vez do Grupo Especial mostrar todo o espetáculo a partir das 21h.

“A noite será composta de um espetáculo muito bem preparado pelas escolas de Praia Grande, tanto nesta segunda como na terça-feira. Tradicional na Cidade, o evento é dedicado às famílias, oferecendo apresentações bastante criativas e de enredos bem variados”, enfatizou o presidente da Libesa, Abdul Hadi.

Recepcionado pela realeza de Praia Grande, formada pelo Rei Momo Diego Damião de Toledo, pela Rainha Flavia Cristine da Silva Marcelino, Princesa Léia de Oliveira Santos, Musa Ana Cristina Angelo de Andrade, Cidadã Samba Joana D’arc, e Cidadão Samba Marcos Feliciano, o público terá ainda à disposição toda uma estrutura montada com som, iluminação, arquibancadas e praça de alimentação. O evento realizado pela Liga de Blocos e Escolas de Samba de Praia Grande (Libesa) conta o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) de Praia Grande, de Assuntos de Segurança Pública (Seasp), Serviços Urbanos (Sesurb), Saúde Pública (Sesap), Trânsito (Setrans), Urbanismo (Seurb) e Finanças (Sefin).

A Passarela do Samba João Apolônio está localizada no Complexo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos, no bairro Sítio do Campo.

A Passarela do Samba João Apolônio está localizada no Complexo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde (Foto: Libesa/ Anderson Pinilha)

Confira um resumo do que será levado esta noite para a Passarela do Samba João Apolônio:

AFOXÉ – Abrindo o desfile oficial do Carnaval da Família de Praia Grande 2015, nesta segunda-feira, dia 16, o Movimento Social e Cultural de Matrizes Africanas Afoxé Laroye Brasil prepara uma homenagem a orixá Oxum. Seguindo a tradição carnavalesca, com o objetivo de abençoar o evento, o Afoxé trará mães de santo e outras lideranças religiosas que darão banho de água de cheiro, incenso e flores na Passarela do Samba João Apolônio.

STAR NA AVENIDA - Famoso por diversos bordões que marcaram a televisão brasileira, o apresentador José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha, se transformou em enredo pelo Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba (G.R.C.E.S.) Mocidade Independente Star na Avenida para esta edição do Carnaval da Família de Praia Grande. Para abrir o desfile do Primeiro Grupo nesta segunda-feira, dia 16, a partir das 20h30, a escola promete levar uma grande homenagem por meio do enredo O Cassino do Chacrinha.

CRISTAL DE PRAIA GRANDE - Segundo a desfilar na Passarela do Samba João Apolônio, a partir das 21h20, o G.R.C.E.S. Cristal de Praia Grande traz para a avenida toda a força das lendas africanas. Explorando o enredo Oxóssi ou Odé – Lendas do Rei de Ketu, a agremiação conta um pouco sobre um dos orixás mais cultuados e respeitados, o Oxóssi ou Odé.

GUARATUDE – Para espantar o preconceito, o G.R.C.E.S. Guaratude marca a sua passagem pela avenida nesta segunda-feira, dia 16, a partir das 22h10, unindo ao ritmo a letra que fala de respeito à diversidade entre as pessoas. Ao longo da apresentação, componentes cantam sobre religião, sexualidade, entre outros temas envolvidos pelo enredo Respeite o diferente porque o diferente é seu igual.

ACADÊMICOS DE PRAIA GRANDE – Com um clima para afastar o olho gordo da Passarela do Samba João Apolônio, o G.R.C.E.S. Acadêmicos de Praia Grande prepara um desfile repleto de elementos ligados às raízes afro-brasileiras. Tendo como foco principal as questões vinculadas às crenças e aos mitos, a agremiação busca ilustrar nesta segunda-feira, dia 16, a partir das 23h, toda a força originada pela superstição presente na cultura popular. O público deve esperar muita magia ao acompanhar o enredo Ajoelhou, Tem Que Rezar. Quem não pode com mandinga, Não carrega patuá.

AMIGOS DO SAMBA – Retornando aos tempos das Cruzadas, o G.R.C.E.S. Amigos do Samba conta na avenida a história das diversas batalhas travadas em busca da chamada terra santa, a Palestina. Ao pisar na Passarela do Samba João Apolônio nesta segunda-feira, dia 16, a partir das 23h50, a agremiação mostra o enredo Cruzada... O despertar... A espera de um novo amanhecer, que envolve Jerusalém, soldados de Cristo, Maomé, arqueiros, tábua dos dez mandamentos, além de mesclar elementos ligados ao catolicismo e judaísmo.  

UNIDOS DA OCIAN – Na batida do tambor, o G.R.C.E.S. Unidos da Ocian saúda o rei da cidade Oyo, na África, o orixá Xangô. Com toda a força e influência dessa figura, a agremiação leva para a avenida na segunda-feira, dia 16, a partir da 00h40, a origem dessa crença africana por meio do enredo Nesta Noite de Alegria, Vamos Todos Festejar, Hoje Nesta Avenida Xangô Quero Homenagear!!!

ACADÊMICOS DO CAIEIRAS – Encerrando o desfile do Primeiro Grupo este ano, o G.R.C.E.S. Acadêmicos da Ilha do Caieiras convida o público na segunda-feira, dia 16, a partir da 1h30, para desvendar os segredos do grandioso e fascinante satélite natural, a lua. O enredo que embala as arquibancadas é intitulado A Força, Crenças e Lendas da Misteriosa Lua e narra os principais fatos onde ela foi protagonista.