X

Cotidiano

Homem e menino de vídeo do Estado Islâmico são franceses, diz fonte

Investigadores tentam descobrir se o homem tem relação com um extremista que atacou uma escola judaica no sul da França em 2012, disse uma autoridade à Associated Press nesta quarta-feira

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 11/03/2015 às 14:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um homem e um adolescente que aparecem num assustador vídeo do Estado Islâmico, mostrando o assassinato de um palestino, foram identificados como cidadãos franceses. Investigadores tentam descobrir se o homem tem relação com um extremista que atacou uma escola judaica no sul da França em 2012, disse uma autoridade à Associated Press nesta quarta-feira.

A fonte, que tem ligação com serviços de inteligência mas não está autorizada a falar publicamente sobre o caso, disse também que outro combatente francês, cuja morte num ataque suicida foi anunciada nesta semana pelo Estado Islâmico, era um adolescente.

O homem no vídeo, divulgado na noite de terça-feira, tem sotaque do sul da França e se parece com o meio-irmão de Mohammed Merah, que matou sete pessoas em ataques a uma escola judaica e a paraquedistas de Toulouse em 11 de março de 2012, exatamente três anos atrás. No vídeo, o homem elogia os ataques contra os judeus "em seu próprio reduto na França" enquanto o menino está atrás do homem que será morto.

Um homem e um adolescente que aparecem no vídeo do Estado Islâmico foram identificados como cidadãos franceses (Foto: Reprodução/Twitter/Rita Katz)

Além dos assassinatos de Toulouse, judeus que estavam num supermercado kosher estavam entre os alvos dos três dias de ataques na região de Paris que terminaram com 17 vítimas mortas no início deste ano.

"Aqui estão vocês, jovens leões do califado", diz o homem no vídeo. Pouco depois, o menino é visto atirando na cabeça do refém.

A porta-voz do governo francês, Stephane Le Foll, descreveu o vídeo como um assassinato "terrível", mas recusou-se a falar sobre as nacionalidades ou identidades do homem e do adolescente.

A autoridade francesa com ligação com a inteligência também confirmou a nacionalidade de um combatente francês, cuja morte foi anunciada nesta semana pelo Estado Islâmico. O grupo informou que Abu Ali al-Firansi morreu num ataque suicida em Tikrit. A fonte francesa o descreveu como um adolescente.

Cerca de 1.400 pessoas, dentre elas famílias inteiras, deixaram a França para se unirem aos extremistas na Síria e no Iraque, e muitas retornaram. Autoridades de segurança temem que algumas dessas pessoas que voltaram para o território francês tenham adquirido habilidades como combatentes. O problema é que elas têm passaportes que as permite viajar livremente.

"Cerca de 90 cidadãos franceses morreram, com armas nas mãos para lutar contra nossos valores", disse no domingo o primeiro-ministro francês Manuel Valls à emissora de televisão iTele.

Cerca de 3 mil europeus participam dos combates, afirmou Valls, acrescentando que "poderão ser 5 mil antes do verão (no hemisfério norte) e sem dúvida 10 mil até o final do ano."

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter