A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande integra a lista de 19 monumentos que formam o Conjunto de Fortificações Brasileiras, candidato a Patrimônio Mundial da Unesco / HELDER LIMA/PMG
Continua depois da publicidade
Nesta terça-feira (11), Guarujá assinará o termo de concessão gratuita, por mais 20 anos, da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande – localizada na Rua Messias Borges, 380 – Santa Cruz dos Navegantes. A formalização será realizada no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho (Av. Santos Dumont, 800 – Santo Antonio), às 15 horas.
A assinatura contará com a presença do chefe do Escritório Descentralizado do Patrimônio da União (Edesc) da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) de Santos, Luiz Fernando de Melo Correia.
Continua depois da publicidade
"Essa renovação vem para complementar a valorização dos patrimônios históricos e culturais do Município. Isso aumenta a sensação de pertencimento e aumenta cada vez mais o número de atividades que poderão ser realizadas no local", ressalta o secretário de Cultura, Marcelo Nicolau.
Fortaleza da Barra
A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande integra a lista de 19 monumentos que formam o Conjunto de Fortificações Brasileiras, candidato a Patrimônio Mundial da Unesco. Lá funciona Museu Fortaleza da Barra, que tem como objetivo resgatar a identidade e a memória da população local e da Cidade.
Continua depois da publicidade
A lista de fortificações brasileiras é formada por 19 construções localizadas em diferentes locais do Brasil, como Rondônia, Bahia, Pernambuco e Santa Catarina, entre outros. Aqui em São Paulo, além da Fortaleza da Barra, está o Forte São João, em Bertioga.