Guarujá renova concessão da Fortaleza da Barra nesta terça

Equipamento permanecerá com o Município por mais 20 anos

Comentar
Compartilhar
11 AGO 2020Por Da Reportagem11h09
A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande integra a lista de 19 monumentos que formam o Conjunto de Fortificações Brasileiras, candidato a Patrimônio Mundial da UnescoFoto: HELDER LIMA/PMG

Nesta terça-feira (11), Guarujá assinará o termo de concessão gratuita, por mais 20 anos, da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande – localizada na Rua Messias Borges, 380 – Santa Cruz dos Navegantes. A formalização será realizada no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho (Av. Santos Dumont, 800 – Santo Antonio), às 15 horas.

A assinatura contará com a presença do chefe do Escritório Descentralizado do Patrimônio da União (Edesc) da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) de Santos, Luiz Fernando de Melo Correia.

"Essa renovação vem para complementar a valorização dos patrimônios históricos e culturais do Município. Isso aumenta a sensação de pertencimento e aumenta cada vez mais o número de atividades que poderão ser realizadas no local", ressalta o secretário de Cultura, Marcelo Nicolau.

Fortaleza da Barra
A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande integra a lista de 19 monumentos que formam o Conjunto de Fortificações Brasileiras, candidato a Patrimônio Mundial da Unesco. Lá funciona Museu Fortaleza da Barra, que tem como objetivo resgatar a identidade e a memória da população local e da Cidade.

A lista de fortificações brasileiras é formada por 19 construções localizadas em diferentes locais do Brasil, como Rondônia, Bahia, Pernambuco e Santa Catarina, entre outros. Aqui em São Paulo, além da Fortaleza da Barra, está o Forte São João, em Bertioga.