X

Cotidiano

Guarujá assina com a União cessão do Forte do Itapema

Com o documento, que permite ao Município o uso do patrimônio por 20 anos, a Prefeitura poderá agora realizar obras de restauro no local

Da Reportagem

Publicado em 05/06/2020 às 12:06

Atualizado em 05/06/2020 às 12:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O contrato foi assinado pelo prefeito Válter Suman / DIVULGAÇÃO/PMG

O prédio histórico onde fica o Forte de Vera Cruz do Itapema, mais conhecido como Forte do Itapema, em Vicente de Carvalho, foi cedido pela União ao Município na última quarta-feira (3), em cerimônia realizada no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho.

A cessão de uso gratuito foi firmada com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), representada na ocasião por Luiz Fernando de Melo, chefe do Escritório Descentralizado (Edesc) da SPU-Santos. Melo foi recepcionado pelo prefeito Válter Suman e pelo secretário de Cultura, Marcelo Nicolau.

Com sua construção remanescente do século 16, e tombado pelo estado de São Paulo desde 1982,  o Forte do Itapema agora será restaurado. Com o documento, que permite ao Município o uso do patrimônio por 20 anos, a Prefeitura de Guarujá poderá agora realizar obras de restauro no local, transformando suas instalações em um espaço cultural, como um museu, por exemplo, para visitação pública.

Para o prefeito, o valor histórico dessa fortificação é imensurável, e certamente uma grande vitória para a Cidade, que abrirá espaço para uma extensa revitalização cultural e social.

Já o secretário de Cultura afirma que o momento é um marco para sociedade, por isso haverá ações de zeladoria para que no futuro o Forte Itapema seja referência na Baixada Santista e possa abrir para visitação, dando suporte às mais diversas condutas públicas de apoio à cultura e valorização da história de Guarujá.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter