X
Cotidiano

Guarujá assina com a União cessão do Forte do Itapema

Com o documento, que permite ao Município o uso do patrimônio por 20 anos, a Prefeitura poderá agora realizar obras de restauro no local

O contrato foi assinado pelo prefeito Válter Suman / DIVULGAÇÃO/PMG

O prédio histórico onde fica o Forte de Vera Cruz do Itapema, mais conhecido como Forte do Itapema, em Vicente de Carvalho, foi cedido pela União ao Município na última quarta-feira (3), em cerimônia realizada no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho.

A cessão de uso gratuito foi firmada com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), representada na ocasião por Luiz Fernando de Melo, chefe do Escritório Descentralizado (Edesc) da SPU-Santos. Melo foi recepcionado pelo prefeito Válter Suman e pelo secretário de Cultura, Marcelo Nicolau.

Com sua construção remanescente do século 16, e tombado pelo estado de São Paulo desde 1982,  o Forte do Itapema agora será restaurado. Com o documento, que permite ao Município o uso do patrimônio por 20 anos, a Prefeitura de Guarujá poderá agora realizar obras de restauro no local, transformando suas instalações em um espaço cultural, como um museu, por exemplo, para visitação pública.

Para o prefeito, o valor histórico dessa fortificação é imensurável, e certamente uma grande vitória para a Cidade, que abrirá espaço para uma extensa revitalização cultural e social.

Já o secretário de Cultura afirma que o momento é um marco para sociedade, por isso haverá ações de zeladoria para que no futuro o Forte Itapema seja referência na Baixada Santista e possa abrir para visitação, dando suporte às mais diversas condutas públicas de apoio à cultura e valorização da história de Guarujá.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Emprego

Bolsa Trabalho anuncia os 500 santistas que receberão R$ 540 para atuar em órgãos públicos

Os escolhidos devem agora aguardar contato telefônico para agendar o comparecimento no prédio do Resolve Aqui para efetivar a participação

Economia

Última semana para aposentados e pensionistas solicitarem desconto de IPTU em Praia Grande

Benefício pode ser requerido até o dia 30 de junho no Paço Municipal

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software