Guarujá registra melhor temporada dos últimos anos

A Cidade recebeu picos de mais de 1,6 milhão de turistas no Réveillon e no Carnaval. Infraestrutura, segurança e opções de lazer foram destaques da temporada

Comentar
Compartilhar
04 MAR 201517h49

Guarujá ferveu literalmente nesse verão. Não somente pelas altas temperaturas com termômetros chegando há máximas de até 37°, mas pelo número de turistas que escolheram a Cidade como destino para suas férias. Segundo dados do Guarujá Convention &Visitors Bureau, a ocupação na rede hoteleira durante o período foi de quase 100%. São mais de 9.800 leitos disponíveis entre resorts, hotéis, pousadas e hostels, a maior capacidade hoteleira de toda a região.

E para receber e bem tantas pessoas, a Cidade se preparou. “Nossa responsabilidade é grande e para isso reunimos todas as nossas frentes para garantir que as pessoas curtissem nossas belezas naturais e atrações com infraestrutura adequada e segurança. Estamos muito felizes com a temporada que tivemos. O saldo é bastante positivo em todos os setores”, declara a prefeita de Guarujá Maria Antonieta de Brito.

E é para comemorar mesmo. Questões fundamentais como falta de água (que vem ocorrendo em diversas cidades do Estado devido à baixa das represas) e segurança (que assusta em todo País), não foram problemas para quem veio para Guarujá.

“Em 2014 tivemos que entrar na justiça contra a Sabesp em razão de problemas no fornecimento de água na Cidade. Este ano não tivemos problemas com abastecimento e sabemos que muitas pessoas vieram para Guarujá também por essa razão”, complementou Antonieta.

A segurança foi outro destaque. Além do efetivo normal da Polícia Militar e da Guarda Municipal, Guarujá recebeu o reforço de 450 policiais militares para a Operação Verão. Além destes, houve ainda aumento no número de guarda-vidas nas praias, do efetivo do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), e das forças policiais de São Paulo, como o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

Levantamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública aponta uma redução de 44,4% nos número de roubos em Guarujá em janeiro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

A segurança em andar nas ruas de Guarujá foi sentida não só por turistas, mas também por quem mora e trabalha na Cidade. O presidente da Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos e Expositores da Praça das Bandeiras, Érico Giovani da Silveira Cardoso, disse que vai enviar nos próximos dias uma carta ofício à Polícia Militar e a Prefeitura elogiando a segurança nesta temporada. “Há muitos anos não tínhamos um trabalho de segurança como deste ano”, disse.

Cardoso revela que a carta-ofício que enviará a Prefeitura é para agradecer e elogiar o empenho da Secretaria de Turismo. “Nós havíamos feito um pedido de material para montar a Casa do Papai Noel, na Praça das Bandeiras, que é um grande atrativo de público. Para nossa surpresa recebemos mais que o solicitado, podendo assim incrementar ainda mais o lugar deixando-o ainda mais convidativo”, avaliou.

Com infraestrutura adequada, segurança e abastecimento de água garantido, quem veio passar o verão em Guarujá não teve o que reclamar. Além de aproveitar as nossas belezas naturais, diversas outras atividades foram disponibilizadas para a população.

“Sabemos que Guarujá recebe um número muito grande de turistas que vêm à procura de nossas praias, pontos turísticos e atrações. E receber e bem essas pessoas é nosso dever. Por isso nós preparamos em diversos setores como: trânsito, saúde, limpeza, sinalização, entre outros”, finalizou o secretário de Turismo de Guarujá, José Carlos Rodriguez.