X

Cotidiano

Guarujá reduz em mais de 60% o número de mortes no trânsito

Análise leva em conta o período entre janeiro e novembro de 2020, quando foram registrados 17 óbitos em acidentes de trânsito, contra 44 em 2019

Da Reportagem

Publicado em 07/01/2021 às 22:30

Atualizado em 07/01/2021 às 22:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Ciclofaixa na praia de Astúrias: implantação foi determinante para reduzir o número de acidentes no trânsito / HELDER LIMA/PMG

Guarujá foi a Cidade da região que teve a maior redução de mortes no trânsito, 61,36% em 2020, em comparação com 2019. Os dados foram divulgados esta semana pelo Infosiga – Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo gerenciado pelo programa Respeito à Vida e pelo Detran SP. A Baixada Santista registrou queda de 9% no número de óbitos.

A análise leva em conta o período entre janeiro e novembro de 2020, quando foram registrados 17 óbitos em acidentes de trânsito, contra 44 mortes entre janeiro e dezembro de 2019.

Acidentes com vítimas envolvendo ciclista teve a maior redução: de 6 para 1 (83%), seguida por pedestre 16 para 3 (81%), carros de 2 para 1 (50%) e motociclista de 20 para 12 (40%). Destaque para o mês de outubro de 2020, em que a Cidade não registrou mortes no trânsito.

O diretor Municipal de Trânsito destaca que os resultados positivos refletem os investimentos realizados ao longo do ano. “Mesmo com a pandemia da covid-19, que reduziu a circulação de veículos na Cidade, nós não paramos com os trabalhos de sinalização viária, readequação do fluxo de veículos e fiscalização. Outro ponto importante foi o investimento da administração em iluminação pública proporcionando mais segurança pra quem circula nas vias”, afirmou.

CICLOVIAS

O diretor ressalta, ainda, que Guarujá possui 70 km de ciclovias e que durante a pandemia foi realizada a implantação da ciclofaixa na orla da Praia de Pitangueiras e revitalização das demais.

No último ano, a Prefeitura investiu na implantação da ciclovia na Avenida Marjory Prado e nas ciclofaixas das praias das Astúrias e Pitangueiras. Foram realizadas também interligações entre a Praia do Tombo e Astúrias; e entre Astúrias e Pitangueiras.

As equipes também revitalizaram boa parte do cicloviário do Município: ciclofaixa da Praia da Enseada, ciclofaixa da Estrada de Pernambuco, ciclovia da Avenida Thiago Ferreira (Vicente de Carvalho) e ciclofaixa na Avenida Puglisi (Centro), além da implantação de mais de 40 bicicletários nas praias.

Está previsto para este ano a implantação de mais de 15 quilômetros de ciclovias, distribuídos entre a ciclofaixa na Avenida dos Caiçaras (ligando a balsa às praias das Astúrias, Tombo e Guaiúba), ciclovia interligando a Enseada e outra na Avenida Tancredo Neves (Cachoeira).

INTERVENÇÕES

Para melhorar a fluidez no trânsito, a Prefeitura de Guarujá realizou intervenções em algumas ruas do Centro. Uma delas na Rua Cavalheiro Nami Jafet, que teve o sentido de direção invertido no trecho entre a Avenida Puglisi e a Rua Buenos Aires. Agora, o sentido é Viaduto Floriberto Mariano – Praia nesse trecho.

Outra mudança é na Rua Montenegro, onde agora é permitida a conversão à esquerda na Avenida Puglisi, para seguir no sentido Praia-Viaduto. A via também foi contemplada com a terceira faixa de direção, permanecendo a faixa mais à esquerda somente para veículos que vão realizar essa conversão à esquerda na Avenida Puglisi.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter