X

Cotidiano

Guarujá propõe compensação de débitos com precatórios

Quem tem precatórios a receber da Prefeitura, mas também tem dívidas a pagar, poderá fazer a compensação desse valor

Da Reportagem

Publicado em 25/10/2017 às 11:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os três projetos de lei do Executivo serão pautados para votação na Câmara na terça-feira / Arquivo/DL

A Prefeitura de Guarujá aguarda para esta terça-feira (24) a votação, em caráter de urgência, de três importantes projetos de lei de autoria do Executivo que devem contribuir para o alívio de dívidas e permitir mais investimentos na cidade.

Um deles, pioneiro na Baixada Santista, autoriza a compensação de débitos tributários e não tributários inscritos em dívida ativa até 25 de março de 2015 com créditos de precatórios (dívidas ajuizadas contra o Município). Ou seja: quem tem precatórios a receber da Prefeitura, mas também tem dívidas a pagar, poderá fazer a compensação desse valor. Hoje, o Município deve mais de meio bilhão com precatórios, e as dívidas desses contribuintes somam cerca de R$ 70 milhões – valores que poderia ser economizados pelo Poder Executivo Municipal.

“Esse projeto de lei é de extrema importância, tendo em vista que o Município enfrenta sérias dificuldades para quitar o estoque de precatórios até 31 de dezembro de 2020, prazo previsto pela emenda constitucional 94/2016”, afirma o prefeito Válter Suman.

O outro projeto de lei também trata de precatórios: ele atualiza a regulamentação e reativa a Câmara de Conciliação de Precatórios, atualmente regulamentada pelas leis municipais 4163/2014 e 4240/2015.

A atualização da legislação municipal se faz necessária em razão do advento da Emenda Constitucional 94/2016, que alterou o artigo 100 da Constituição Federal e introduziu os artigos 101 a 105 ao Ato das Disposições Constitucionais ­Transitórias.

“Quem optar pelo acordo, abrindo mão de 40% do valor, terá chance de receber o precatório antes da ordem prevista pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo”, afirma o procurador municipal Lucas Ricetti.

Dívidas em geral

O terceiro projeto de lei encaminhado pela Administração Municipal é similar ao que autoriza a compensação das dívidas com precatórios, mas dessa vez abrangendo os débitos em geral.

Ele regulamenta, no âmbito do Sistema Municipal Tributário, critérios para a compensação de créditos tributários e não tributários com créditos líquidos e certos. Ou seja: qualquer munícipe ou fornecedor que tenha dívida com a Prefeitura e ao mesmo tempo algum crédito a receber poderá fazer a compensação desses valores ­administrativamente.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter