X

Cotidiano

Guarda Costeira de Praia Grande resgata pinguim ferido

Animal apresentava pequenos machucados no bico e no peito

Da Reportagem

Publicado em 14/06/2019 às 19:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O animal já havia sido visto por pescadores e banhistas em outras praias da Cidade / Divulgação/PMPG

Um pinguim da espécie Magalhães foi resgatado na tarde desta quinta-feira (13), pela Guarda Costeira de Praia Grande, na praia do Boqueirão. O animal já havia sido visto por pescadores e banhistas em outras praias da Cidade desde o período da manhã.

A primeira notícia a respeito da ave chegou à base da Guarda Costeira pela manhã e dava conta de que estava na praia do Bairro Aviação. Entretanto, logo o pinguim sumiu entre as ondas.

Poucas horas depois, de acordo com o inspetor da Guarda Costeira de Praia Grande, Delfo Monsalvo, novamente, os guardas foram acionados para tentar resgatar o animal, que dessa vez estaria na areia. “Porém, quando a equipe chegou, o pinguim havia voltado para a água e um dos guardas entrou no mar, mas não conseguiu capturá-lo. Nesses casos, pelo cansaço em tentar atravessar a arrebentação, é muito comum, em algum momento, o pinguim parar na areia, tentando descansar”.

E foi o que aconteceu. No meio da tarde, o visitante desistiu de tentar atravessar as ondas e descansou na areia da praia do Boqueirão. “Ele estava bastante debilitado pelo esforço, magro, pois devia justamente estar tentando se alimentar.

Conseguimos resgatá-lo e notamos que havia um ferimento no bico e um no peito, talvez provocados por redes ou até mesmo por se arranhar na areia com a força das ondas”.

O inspetor explicou que, após recolher o animal, foi feito contato com o Instituto Biopesca, responsável pela reabilitação e tratamento da ave marítima. 

Recomendação

Caso as pessoas vejam ou encontrem algum animal, como pinguins, toninhas ou tartarugas, nas praias da Cidade, o recomendado é que não tentem resgatá-las por conta própria e entrem em contato com a Guarda Costeira pelos telefones 199 ou 153.  

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter