X

Cotidiano

Grécia busca apoio de líderes europeus para redução da dívida do país

uarta-feira (4), o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, se encontrará com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, em Bruxelas

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 02/02/2015 às 17:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, e o ministro de Finanças, Yanis Varoufakis, cumprem esta semana uma extensa agenda de encontros com líderes estratégicos dos principais países europeus em busca de apoio para uma renegociação da dívida externa grega, estimada em R$ 700 bilhões.

Na quarta-feira (4), Tsipras se encontrará com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, em Bruxelas (Bélgica). Em entrevista à imprensa hoje (2), a porta-voz da Comissão, Margaritis Schinas, disse que a União Europeia está pronta para ouvir os planos do governo grego e avançar em negociações construtivas.

Em visita ao presidente de Chipre, Nicos Anastasiades, Tsipras disse hoje que “o primeiro objetivo do governo é alcançar uma solução aceitável e benéfica para ambos os lados”. Amanhã, o primeiro-ministro grego se encontrará com o premiê da Itália, Matteo Renzi. Na quarta, depois de reunir-se com Juncker pela manhã, o primeiro-ministro viajará para Paris, onde vai conversar com o presidente francês, Francois Hollande.

O ministro de Finanças da Grécia encontrou-se ontem com o ministro de Finanças da França, Michel Sapin, e hoje se reunirá com o ministro de Finanças do Reino Unido, George Osborne. Ele disse, em Londres, que a saída da Grécia da zona do euro não está em questão e que o governo de Tsipras não busca o perdão da dívida grega. “Queremos discutir uma série de elementos para aliviar a dívida grega, que hoje corresponde a 175% de nosso Produto Interno Bruto [PIB]”, enfatizou. Amanhã, Varoufakis viaja para Roma, onde se encontrará com o ministro de Finanças da Itália, Pier Carlo Padoan.

O recém-eleito governo grego deixou claro que pretende encerrar o acordo atualmente em vigor com a chamada “troika”, composta pela União Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional e negociar uma redução da dívida do país. Varoufakis acredita que, se for dado à Grécia um prazo até o fim do mês para preparar propostas, seria possível chegar a um acordo realista seis semanas depois.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter