X

Cotidiano

Governo grego diz que reunião do Eurogrupo mostrará quem defende o fim da crise

O comunicado foi emitido após o Ministério das Finanças da Alemanha se manifestar contra o pedido de extensão de crédito feito na manhã de hoje pela Grécia

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 19/02/2015 às 18:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O governo da Grécia afirmou hoje (19) que a reunião do Eurogrupo, que ocorrerá amanhã (20), mostrará os países que defendem e os que não defendem uma solução para a crise grega.

O comunicado foi emitido após o Ministério das Finanças da Alemanha se manifestar contra o pedido de extensão de crédito feito na manhã de hoje pela Grécia aos parceiros europeus.

"O Eurogrupo de amanhã tem duas opções: aceitar ou rejeitar o pedido grego. Isso mostrará quem quer uma solução e quem não quer", afirmou o governo grego. De acordo com o Ministério das Finanças alemão, o pedido grego não representa uma “solução substancial” para o problema.

A Grécia pediu a extensão do acordo por seis meses. Também se comprometeu a aceitar supervisão da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu (BCE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), não mais se referindo ao trio como “troika”.

Durante a campanha do novo governo grego, o grupo chegou a ser avaliado como uma das principais causas do agravamento da crise financeira no país. Com o pedido de hoje, a Grécia também prometeu adotar novas medidas para recuperação econômica e estabilidade financeira.

A reunião de amanhã dos ministros das Finanças do Eurogrupo será a terceira em dez dias. Um grupo de altos funcionários dos governos da zona do euro trabalha hoje na avaliação do pedido grego e preparação do encontro.

Desde 2010, quando está sob assistência financeira, a Grécia recebeu dois empréstimos dos parceiros europeus e do FMI, totalizando 240 mil milhões de euros. A condição para receber o montante era o comprometimento com a adoção de medidas de austeridade, bandeira contra a qual o partido do atual primeiro-ministro, Alexis Tsipras, lutou durante o período eleitoral.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter