Cotidiano

Governo de SP apresenta Túnel Santos-Guarujá a investidores em Nova York

Projeto de mobilidade urbana deve ser licitado no segundo semestre de 2025 e promete revolucionar a ligação entre Santos e Guarujá

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 13/05/2025 às 11:45

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Governo do Estado de São Paulo destacou o projeto do Túnel Santos-Guarujá como prioridade / Divulgação/GovernoSP

Continua depois da publicidade

Durante a abertura da Brazilian Week, realizada nesta segunda-feira (12) em Nova York, o Governo do Estado de São Paulo destacou o projeto do Túnel Santos-Guarujá como uma das principais iniciativas de infraestrutura do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A proposta foi apresentada a fundos internacionais de investimentos ao lado de outras ações estratégicas, como o novo Centro Administrativo do Estado e o Trem Intercidades (TIC) Sorocaba-São Paulo.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Comitiva viajará à Europa para estudar novas tecnologias de túnel submerso

• 1º túnel imerso do Brasil trará tecnologia inédita para o país; entenda

• Construção do 1º túnel submerso do Brasil vai gerar 9 mil empregos no litoral

O governador Tarcísio de Freitas enfatizou o avanço das parcerias público-privadas (PPPs) e reforçou que o túnel submerso entre Santos e Guarujá está entre os projetos prioritários do Estado.

"Temos uma série de ações bem-sucedidas em nossa carteira, com R$ 354 bilhões de investimentos contratados. O túnel Santos-Guarujá é um projeto emblemático que deve ser licitado no segundo semestre e trará grandes ganhos para a mobilidade regional e logística portuária", afirmou o governador.

Continua depois da publicidade

O túnel submerso Santos-Guarujá - que ligará as cidades em dois minutos de travessia - será o primeiro do tipo no Brasil e promete ser uma solução definitiva para o transporte de pessoas e cargas entre as duas cidades da Baixada Santista.

A travessia, que atualmente depende de balsas, será substituída por uma estrutura moderna, com faixas para veículos leves, pesados, além de passagem exclusiva para pedestres e ciclistas.

A obra será viabilizada por meio de uma parceria público-privada e está em fase final de estruturação. Segundo o Governo do Estado, a publicação do edital está prevista para o segundo semestre de 2025, com previsão de início das obras em 2026.

Continua depois da publicidade

Investidores demonstram interesse no projeto

Durante a Brazilian Week, executivos de fundos de investimentos e bancos globais demonstraram interesse significativo no projeto do túnel e nas demais iniciativas de infraestrutura. A comitiva paulista, liderada por Tarcísio de Freitas, também apresentou oportunidades em setores como infraestrutura digital, mobilidade urbana, energia renovável, recursos hídricos e resíduos sólidos.

“O interesse internacional confirma que São Paulo tem se tornado referência na estruturação de projetos sólidos, com segurança jurídica e equilíbrio fiscal”, destacou o governador.

Próximos compromissos do Governo na Brazilian Week

A agenda do governador Tarcísio de Freitas nos Estados Unidos segue até quinta-feira (15). Ele participará de painéis sobre mobilidade sustentável, oportunidades de crescimento em infraestrutura privada e debates sobre os desafios e potencial econômico do Brasil.

Continua depois da publicidade

Entre os destaques está sua participação no painel “Aproveitando Oportunidades de Crescimento em Infraestrutura Privada”, em que detalhará o modelo de PPP do túnel Santos-Guarujá e outros projetos de concessão em andamento.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software