X

Cotidiano

Falta médico em unidade de saúde de São Vicente

ESF do Jardim Rio Branco também não tem medicamentos para a população. Prefeitura informa que consultas estão sendo agendadas em outras unidades

Publicado em 14/02/2015 às 00:14

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Grávida de seis meses, Beatriz Tomaz Aragon aguarda há dois meses para realizar uma consulta de pré-natal. Sem médico na unidade da Estratégia da Saúde da Família (ESF) Jardim Rio Branco I, no Jardim Rio Branco, em São Vicente, a jovem foi encaminhada para outra unidade do Parque das Bandeiras, bairro vizinho ao dela. Outros moradores também reclamam da falta do profissional e de alguns medicamentos.

“Já tentei ir à outra ESF do bairro, mas não estão querendo atender. Me transferiram para o Parque das Bandeiras, mas é longe de onde moro. Desde que a médica saiu não faço o pré-natal”, disse Beatriz. A última consulta da gestante foi realizada no início de dezembro.

Com um bebê de sete meses, Ginalva Oliveira do Santos procurou apoio na unidade do Samaritá. “Já estava com a consulta marcada quando a médica saiu. Procurei a outra ESF do Rio Branco, mas disseram que não poderiam atender porque sou dessa ESF. Fui na do Samaritá, onde já tenho ficha, e lá consegui agendar. O problema é que se aqui não tem por que a outra unidade do bairro não pode atender?”, questiona a dona de casa.

Mas não é só a falta de médico. Os moradores também reclamam da falta de alguns medicamentos na farmácia da unidade. “A minha receita é de novembro e já está para vencer. Preciso pegar o remédio para pressão e não tem. No mês passado fui em outra unidade e eles me deram só metade do que preciso, pois disseram que eu tenho que pegar da unidade onde estou cadastrada”, disse Roberta Santos Lopes. A Reportagem acompanhou a dona de casa até a farmácia da unidade e constatou a falta dos medicamentos que constavam na receita — um para hipertensão e outro para o estômago.

Sem condições de esperar, a dona de casa Maria Goreti de Souza comprou o medicamento. “Procurei outros postos e consegui pegar um pouquinho, mas não deu e precisei comprar”.

Apesar da reclamação da falta de médico e de medicamentos, Goreti e outros usuários da ESF Jardim Rio Branco I destacaram o atendimento recebido na unidade. “A gente quer deixar bem claro que a reclamação não é contra os funcionários. Eles são muito bons e atenciosos. Sempre fomos bem atendidos aqui. Segundo eles, a médica que deixou a unidade estava no local há muitos anos e era uma excelente profissional. Ela fazia tudo. Era clínica, ginecologista e pediatra”, ressaltou uma moradora.

Moradoras apresentam receitas e cartões de consulta (Foto: Daniela Origuela/DL)

Atraso

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde, informou que a médica da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Rio Branco saiu de férias, por 30 dias, a partir do último dia 5 de janeiro. Após este período, precisou se afastar por problema de saúde na família. Outro médico inicia atendimento na unidade no próximo dia 3 de março.

Apesar de os moradores argumentarem as dificuldades para serem atendidos em outras unidades, a Administração Municipal disse que a ESF Rio Branco II está disponibilizando consulta para pacientes da ESF Rio Branco I, bem como a ESF Samaritá, ESF Rio Negro e UBS Parque das Bandeiras.

Sobre os medicamentos, a Prefeitura informou que, devido atraso na entrega, recebeu nessa semana o Omeprazol, remédio indicado para o estômago, e que o Atenolol, indicado para hipertensão, chegará até o final do mês. Segundo a nota, cada unidade trabalha com estoque mensal previsto de medicamentos, conforme demanda de consultas atendidas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter