X

Cotidiano

Fábio Inácio assume cadeira na Câmara de Cubatão

O secretário de Educação da Cidade foi escalado para ocupar vaga no Legislativo

Publicado em 30/05/2014 às 22:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O secretário de Educação de Cubatão, Fábio Oliveira Inácio (PT), assumiu vaga na Câmara Municipal ontem. As mudanças nos Poderes da Cidade começaram após a cassação da prefeita Marcia Rosa (PT), dando espaço para o vereador Wagner Moura (PT), presidente da Casa de Leis, assumir a chefia do Executivo. O afastamento da prefeita foi uma determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP).

A posse foi dada pelo atual presidente do Legislativo, vereador César Nascimento (PDT). A mesa de autoridades foi composta por César, pelo prefeito Wagner Moura e pelos vereadores Ivan da Silva (PDT), o Ivan Hildebrando, e Fábio Roxinho (PMDB), primeiro e segundo secretários respectivamente. Ivan leu o termo de posse, assinado por Fábio Inácio. O novo vereador fez seu juramento antes de assumir a cadeira. Ele deixou o cargo de secretário de Educação do município para assumir a vaga de legislador.

"Não é a situação mais confortável tomar posse hoje, mas há situações como esta na política. Primo pela democracia, pelo meu voto, pelos votos que recebi e vou cumprir esta tarefa com respeito pela cidade e por esta Casa de Leis", disse.

Também participaram do evento da posse os vereadores Aguinaldo Araújo (PDT); Fábio Roxinho (PMDB); Ademário da Silva Oliveira (PSDB); Ricardo de Oliveira (PMDB), o Ricardo Queixão; Fábio Moura (Pros); Jair Ferreira Lucas (PT), o Jair do Bar; Adeildo Heliodoro dos Santos (SDD), o Dinho Heliodoro; e Severino Tarcício da Silva (PSB), o Dóda. A ex-prefeita Marcia Rosa (PT) e o ex-vice Donizete Tavares (PSC) também presenciaram a cerimônia de posse.

Secretário de Educação relembra ações na pasta (Foto: Divulgação/PMC)

De secretário a vereador

Professor Fábio Inácio, como é conhecido no cenário político da Cidade, estava à frente da pasta de Educação desde o primeiro mandato da petista. Nas eleições de 2012, o novo vereador teve 1.673 votos, 2,24% dos votos válidos.

Nascido em Cubatão, em 2 de abril de 1973, Inácio é graduado em Ciências Sociais (licenciatura) e bacharel em Ciência Política, ambos os cursos realizados na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É pós-graduado Lato-sensu em História, Sociedade e Cultura, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio).

O vereador assumiu a Secretaria Municipal de Educação desde janeiro de 2009, tendo se licenciado do cargo de abril a outubro de 2012 para concorrer nas eleições municipais. Já atuou como professor das redes estadual e particular de ensino nas áreas de Sociologia, Filosofia e História.

Inácio lembra que, ao assumir a Secretaria de Educação, encontrou uma lista de espera com mais de 700 crianças de quatro e cinco anos de idade que estavam fora da escola. Através de parcerias e de reorganização das escolas, foi possível zerar essa demanda após um ano de trabalho à frente da pasta. "Podemos comemorar a criação de 2.200 vagas em creche nos primeiros quatro anos de governo. Assim como outras conquistas, como o lançamento do Plano de Atenção à Educação e a implantação do Ciclo de Alfabetização, que possibilitou avanços significativos nos resultados da Provinha Brasil. Foram anos de trabalhos que deram certo e ganharam destaque. Agradeço o apoio dos colegas e funcionários da Secretaria de Educação que ajudaram a desenvolver cada projeto", afirmou.

Semana decisiva

Na última quinta-feira, dia 29, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não aceitou o agravo interposto pelos advogados da prefeita cassada de Cubatão Marcia Rosa (PT) e de seu vice, também cassado, Donizete Tavares (PSC).

Com a decisão é monocrática (de apenas um ministro), Marcia Rosa está fora do mandato até o caso ter transitado em julgado - não há previsão de quando isso deve ocorrer.

Uma decisão do juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro, proferida na noite de segunda-feira, dia 26, havia cassado a liminar que mantinha Marcia e Donizete nos cargos.

Na tarde de terça-feira, dia 27, o então presidente da Câmara, Wagner Moura (PT), foi notificado pela Justiça Eleitoral e acabou assumindo como prefeito.

A ação de investigação judicial eleitoral foi promovida pela ‘Coligação Cubatão Pode Mais com a Força do Povo’, liderada pelo ex-prefeito Nei Eduardo Serra (PSDB) e pelo ex-vereador Geraldo Guedes (PR).

A denúncia era de que o jornal ‘Reação Popular’, usado na campanha, era produzido em sua maior parte por servidores da Prefeitura.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Atrás de emprego? PAT de Praia Grande está com várias vagas

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Nacional

Loja de Porto Alegre confirma morte de animais por afogamento

Estabelecimento não soube informar a quantidade exata de bichos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter